Início do conteúdo
Notícias Dança se aproxima das artes visuais na Funarte SP

Funarte Notícias

Publicado em 23 de setembro de 2019

Dança se aproxima das artes visuais na Funarte SP

Espetáculo do Coletivo Menos 1Invisível reflete sobre tempo, identidade e território

Dança se aproxima das artes visuais na Funarte SP Espetáculo ‘Zona’. Foto: Arô Ribeiro

Mais recente trabalho do Coletivo Menos 1Invisível, o espetáculo de dança Zona faz curta temporada na Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte SP. As apresentações, com entrada franca, acontecem de 26 a 29 de setembro, de quinta a sábado às 20h; domingo às 19h.

Desde 2012, o Coletivo Menos 1Invisível explora as possibilidades de articulação e integração entre a dança e as artes visuais. Nesse novo trabalho, obras do pintor mexicano Sergio Garval foram referências para a reflexão sobre os deslocamentos e atravessamentos de fronteiras. As figuras do náufrago e do imigrante movimentam-se num espaço dividido, demarcado por meio de materiais descartados, como entulho de construção e lixo eletrônico.

Durante um ano, os intérpretes da coreografia coletaram nas ruas esses materiais, a fim de que cada um criasse o seu próprio ‘território’ no espaço cênico.  O intuito era que o cenário estabelecesse com os corpos uma relação de soberania ou determinação – ou seja, que a movimentação não se desse ‘a partir do corpo’, mas ‘com ele’. Os deslocamentos constantes modificam a todo momento a configuração das ‘fronteiras’ criadas pelos artistas.

O público também pode se movimentar por esse espaço instável, escolhendo a intensidade das relações com o ambiente e os intérpretes, mas sempre dentro dos limites impostos pelo próprio percurso.

 

Sala Arquimedes Ribeiro – Complexo Cultural Funarte SP

(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

 

Espetáculo: Zona

De 26 a 29 de setembro. Quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Gratuito

Distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo

Duração: 60 minutos. Classificação etária: 16 anos

 

Ficha Técnica

Coordenação geral: Cléia Plácido | Direção artística: Luisa Coser | Performance e criação: Cléia Plácido, Rafael Carrion, Rafael Markhez e Patricia Pina Cruz | Colaboração na dramaturgia: Wellington Duarte | Desenho de luz: Hernandes Oliveira | Ambiente sonoro: Pedro Pagnuzzi | Figurino e Cenário: Juliana Pfeifer | Fotografia: Arô Ribeiro | Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos – Solange Borelli

 

 

Mais informações

(11) 3662-5177

(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)

funartesp@gmail.com