Início do conteúdo
Notícias Funarte SP recebe ‘Pano. Fim’

Funarte Notícias

Publicado em 5 de dezembro de 2019

Funarte SP recebe ‘Pano. Fim’

Espetáculo narra a história de três atores que se propõem a montar a última peça teatral

Funarte SP recebe ‘Pano. Fim’ Espetáculo ‘Pano. Fim.’ Foto: Enrique Espinosa.

De 13 a 22 de dezembro, de sextas a domingos às 20h, a Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP recebe o espetáculo teatral Pano. Fim. Os ingressos têm preços populares.

Com direção de Caio Silviano, que também assina a dramaturgia ao lado de Lucas Sanchez, o elenco do Grupo Pano apresenta a história de três jovens atores que, ao se depararem com o fim iminente e irreversível do teatro, se propõem a montar a última peça. A tarefa que tomam para si resulta em situações que transitam entre o trágico e o patético. Em cena, os atores buscam diferentes gêneros e períodos históricos para dar continuidade à arte teatral: com adereços e mudanças de figurinos, eles passam pela estética épica brechtiana e clownesca, entre outras. Os escassos elementos que compõem o cenário remetem a um espaço que está sendo destruído. “Tudo que está na cena, como um carrinho de mão ou um baú, é usado pelos atores para tentar fazer essa reforma”, afirma o diretor.

A ideia do espetáculo nasceu em um grupo de estudos promovido por Caio Silviano, Lucas Sanchez e George Lucas. As discussões realizadas nos encontros eram embasadas em três eixos: filosófico, a partir do conceito de indústria cultural, proposto por Adorno e Horkheimer; fático, com o intuito de observar o contexto em que a cultura está inserida atualmente, tendo como base o livro A Pedagogia do Espectador, de Flavio Desgrandes; e dramatúrgico, cujos pontos principais são a crise do gênero dramático, os percursos do teatro ao longo da história e as mudanças no pensamento cênico.

“Há um embate que vem pela crise do teatro a que já estamos acostumados, mas hoje em dia estamos nos deparando com algo de um âmbito mais geral, uma verdadeira crise da cultura. Vivemos uma sensação constante de que faltam ferramentas para não deixar que o fim chegue, mas muitas vezes tomamos escolhas e seguimos caminhos que não são tão eficientes quanto gostaríamos”, conta Caio.

Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Pano. Fim.
De 13 a 22 de dezembro. De sextas a domingos, às 20h
R$ 30 (meia-entrada: R$15) – cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Duração: 90 minutos. Classificação etária: 14 anos.

Ficha técnica:
Direção: Caio Silviano | Dramaturgia: Caio Silviano e Lucas Sanchez | Elenco: Cecília Barros, George Lucas, Henrique Reis, Ian Noppeney e Lucas Sanchez | Cenário: Balcão Arquitetura (Carolina Metzger, Gabriela Sumares e Joyce Iensen) | Figurino: Maristela Tetzlaf | Iluminação: Marco Vasconselos | Trilha sonora original: Grupo Pano | Direção musical: George Lucas | Produção: Bruno Camargo e Isabela Lourenço | Fotografia: Enrique Espinosa | Assessoria de imprensa: Ensaio Comunicação | Assistência de Direção: Rafael Érnica | Design Gráfico: Bruno Camargo e Cecília Barros | Realização: Grupo Pano e Gafanhoto Inusitado Produções

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com