Início do conteúdo
Notícias Funarte realiza, em Fortaleza, oficina gratuita de ‘Interpretação Teatral’

Funarte Notícias

Publicado em 25 de junho de 2019

Funarte realiza, em Fortaleza, oficina gratuita de ‘Interpretação Teatral’

As inscrições são somente pela internet, em link disponível no portal da Fundação Nacional de Artes, a partir do dia 26 de junho, às 10h

Funarte realiza, em Fortaleza, oficina gratuita de ‘Interpretação Teatral’ Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas

A atriz e socióloga Vanéssia Gomes ministra, entre os dias 1 e 5 de julho, em Fortaleza (CE), a oficina ‘Interpretação Teatral’. A atividade é gratuita e faz parte do Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019. O curso tem a duração de 20 horas e é direcionado a atrizes, atores e diretores (as) de teatro. As aulas são de segunda a sexta, das 14h às 18h, na Escola Porto Iracema das Artes, na capital cearense.

Durante a oficina, serão realizados exercícios e jogos que tratam sobre as poéticas da atuação teatral, articulando um repertório de práticas criativas a partir de procedimentos lúdicos. O trabalho parte de referências estéticas e éticas, que compreendem o exercício como campo formativo, alicerçando a construção da trajetória artística, e uma permanente oportunidade de pesquisa de linguagem.

A atividade pressupõe que os jogos e exercícios são um caminho, uma ponte, onde quem atua procede de forma ativa na busca por descobrir seus próprios disparadores para fazer/produzir/criar, refletindo e agindo sobre suas sensações, em relação a si e aos outros. A oficina é um espaço de criação, um espaço de ideias e, em seu percurso criativo, será fortalecida a busca pela construção de um ambiente de convívio, de fruição de vivências, com os olhares voltados aos caminhos da atuação teatral.

Faça aqui a sua inscrição

Atividades:
– Preparação corporal para cena, aquecimentos, atividades de ritmo, oposição, equilíbrio;
– Exercícios de conexão corpo e voz;
– Exercícios com objetos e ritmo no trabalho de atuação teatral;
– Trabalhos com textos;
– Experimentos de criação coletiva em sala;
– Experimentos em espaço público da cidade.

Sobre a oficina
A oficina tem como base o trabalho com o corpo, numa perspectiva dos processos colaborativos de construção de conhecimento, pautados no diálogo e na atividade em grupo. Atentando para o trabalho de pesquisa individual, ao compreender que cada participante tem uma reverberação própria, em cada jogo, ou exercício, a partir de suas experiências pessoais e de seu acervo artístico. O traçado das atividades segue o fundamento apresentado por Eugenio Barba, que afirma: “Tendo seguido a trilha do ator bailarino, alcançamos o ponto onde somos capazes de perceber seu núcleo:
– na ampliação e ativação das forças que estão agindo no equilíbrio;
– nas oposições que determinam as dinâmicas dos movimentos;
– numa operação de redução e substituição, que revela o que é essencial nas ações e afasta o corpo para longe das técnicas cotidianas, criando uma tensão, uma diferença de potencial, através da qual passa a energia.” (Barba, 1995: 20)

“Articular o pensamento e a prática também rege o princípio desta oficina que se inspira nos laboratórios pedagógicos realizados anualmente pelo Grupo Yuyachkani (Peru). Trabalharemos na perspectiva apresentada pelo diretor Miguel Rubio, quando nos revela os procedimentos de investigação que acompanham o grupo. O diretor nos diz que ‘a técnica não deve ser entendida como uma lista de fórmulas ou formas estáticas válidas para sempre, mas como ferramentas’. Seguindo esta orientação, trabalharemos no movimento contínuo de construir um espaço, do qual possa emergir um largo processo coletivo e criativo, na busca por abrir caminhos de pesquisa de linguagem”, explica a ministrante da oficina. 

Vanéssia Gomes
Atriz (teatro e cinema) e socióloga. Artista do Grupo Teatro de Caretas. Mestrado em Artes – IFCE (em conclusão). Laboratórios Teatrais com Augusto Boal (RJ) e Grupo Yuyachkani (Peru). Cursos com Amir Haddad, André Carreira, Antunes Filho e Grupo Lume. Coordenou a Escola Púbica de Teatro da Vila das Artes, em Fortaleza (CE). Consultora da UNESCO (2013 a 2016). Prêmios de pesquisa e criação: Interações Estéticas e Myriam Muniz (Funarte); Fundação Carlos Chagas (SP). Contemplada nos Laboratórios de Criação Teatral do Porto Iracema das Artes, em 2014, A Cidade como Dramaturgia (com André Carreira – UDESC); e em 2018, Dramaturgia Feminina e Ativismo (com Ana Correia – Grupo Yuyachkani).

Serviço

Oficina ‘Interpretação Teatral’
Com Vanéssia Gomes

De 1 a 5 de julho, segunda a sexta, das 14h às 18h

Inscrições: de 26 de junho, às 10h, até 1º de julho, às 10h

Link das inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0My3-ncjv5hTElx46tUPAUwoOybGK6W8njoPyqyIASNKYhA/viewform

Duração: 20h/aula
Público-alvo: atrizes, atores, diretoras e diretores
Nº mínimo de participantes: 35
Nº máximo de participantes: 40

Local: Escola Porto Iracema das Artes
Fortaleza (CE)

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019