Início do conteúdo
Notícias Contos japoneses ganham versão para espetáculo on-line premiado pela Funarte

Funarte Notícias

Publicado em 4 de maio de 2021

Contos japoneses ganham versão para espetáculo on-line premiado pela Funarte

Contemplada com o RespirArte, Cia. Koi Artes, de Lins (SP), apresenta ‘Conte Comigo’

Contos japoneses ganham versão para espetáculo on-line premiado pela Funarte Atriz Andressa Giacomini – Foto: reprodução do site da Cia Koi

Com acesso gratuito, exibição está no YouTube e no Instagram do grupo

A Cia. Koi Artes, de Lins (SP), apresenta o espetáculo on-line Conte Comigo, no canal do YouTube e no Instagram do grupo. A peça, uma adaptação de contos populares do Japão, foi contemplada no Prêmio Funarte RespirArte, na categoria Teatro.

No enredo, um peixe que voa chega do Japão, trazendo os contos Quando o Ogro Vermelho Chorou e Os Bolinhos de Arroz Rolantes; que levam o público a uma atmosfera de encantamento. As histórias colocam a amizade, o companheirismo e a gratidão como fios condutores da vida em comunidade. A proposta da montagem é chegar ao público infantil, mas também despertar o interesse dos adultos.

“Esse projeto parte da nossa pesquisa em ‘kamishibai’ (teatro de papel em japonês), com contos do Japão, onde de forma simples e lúdica, as histórias nos unem em um mesmo tempo e espaço. Para celebrar esse encontro, a Cia. Koi Artes brinca com formas variadas do papel e muita música!”, explica Andressa Giacomini. Ela criou o espetáculo com a ajuda de todos os integrantes da Companhia, na elaboração e na realização do vídeo, durante o atual período de pandemia.

Por meio do Prêmio Funarte RespirArte, viabilizado por edital público, a Fundação Nacional de Artes contemplou projetos artísticos de exibições em vídeos, nas várias linguagens alcançadas pela entidade – artes integradas, artes visuais, circo, dança e teatro.

Fortalecer-se para o que virá

Segundo Giacomini, o projeto surgiu do desejo de se construir um trabalho direcionado à infância, que abordasse “o poder da coletividade e da empatia no enfrentamento dos desafios sociais e na realização dos sonhos pessoais”.

Para os integrantes do grupo, a cada experiência artística, uma parte deles se modifica. “É com esse olhar de quem agradece o que se foi, e se fortalece para o que virá que tornamos o nosso presente cada vez mais vivo e potente. De processo em processo, é que criamos nossa história de forma mais consciente”.

Atriz Andressa Giacomini – Foto: reprodução do site da Cia. Koi

Conte Comigo

Espetáculo teatral da Cia. Koi Artes (Lins – SP)

Apresentação virtual gratuita

Assista por meio dos links abaixo

YouTube

Instagram

Ficha Técnica
Textos: contos populares do Japão
Concepção: Andressa Giacomini
Elenco: Andressa Giacomini e Michel Umeki
Trilha sonora: Michel Umeki e Andressa Giacomini | Adereços cênicos, fotos, ilustrações: Amanda Marques | Figurino: Maria José Marques | Assistente técnico: Amanda Marques

Com informações da Coordenação de Teatro e Ópera – Funarte