Início do conteúdo
Notícias Terceiro Concerto Sinos apresenta a Orquestra de Cordas da Grota, em vídeo disponível no portal do projeto

Funarte Notícias

Publicado em 10 de dezembro de 2020

Terceiro Concerto Sinos apresenta a Orquestra de Cordas da Grota, em vídeo disponível no portal do projeto

Grupo formado por jovens de comunidade de Niterói interpreta obras de Alberto Nepomuceno, Lorenzo Fernandes e Emanuel Cordeiro

Terceiro Concerto Sinos apresenta a Orquestra de Cordas da Grota, em vídeo disponível no portal do projeto Orquestra de Cordas da Grota, a intérprete do concerto (Divulgação)

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) publicou em seu portal o terceiro Concerto Sinos. No vídeo, a Orquestra de Cordas da Grota, grupo formado por jovens da comunidade da Grota (Niterói, RJ), interpreta as quatro Peças Infantis, de Alberto Nepomuceno, a Pequena Suíte Infantil, de Lorenzo Fernandes, e a Suíte Lendas Amazônicas, de Emanuel Cordeiro — esta última, composta especialmente por encomenda do Sinos e destinada a alunos iniciantes. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com curadoria de sua Escola de Música.

A Orquestra da Grota faz parte do projeto de ação social Grota do Surucucu, em Niterói, que tem uma trajetória iniciada na década de 1980, quando a professora aposentada Otávia Paes Selles passou a oferecer reforço escolar para crianças da comunidade. Mais tarde, Márcio, filho da professora, que é músico, passou a dar aulas de instrumentos. Com o falecimento da fundadora, ele assumiu o projeto. Hoje, o Espaço Cultural da Grota é uma referência cultural na cidade e oferece diversas atividades ao público.

A Orquestra de cordas da Grota participa do Concerto Sinos com a seguinte formação: Katunga Vidal (maestro); Davi Santos, Jorge Júnior, Priscila Vidal, Soraya Vieira e Albert Duarte (violinos I); Welton César, Izabella Cardozo, Daniella Anatalício, Leandro Justino e Ricardo Vidal (violinos II); Marcos Vieira, Camila Costa, Anderson Silva e Nick Coutinho (violas); Luiz Justino, Raquel Terra e Rodrigo Soares (violoncelos); Roberto Henrique e Carlos Alberto (contrabaixos); e Rhenan Werneck (percussão).

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos — ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. O Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras.

A série está também vinculada ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e de regência.

O projeto

Lançado em julho deste ano, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, neste segundo semestre e também por todo o ano de 2021. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto, visite o site www.sinos.art.br.

Terceiro Concerto Sinos do Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização:
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Curadoria:
Escola de Música da UFRJ

Disponível no site www.sinos.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br