Início do conteúdo
Notícias Teatro Glauce Rocha apresenta shows de música popular

Funarte Notícias

Publicado em 3 de agosto de 2016

Teatro Glauce Rocha apresenta shows de música popular

Espaço da Funarte, no Centro do Rio, recebe espetáculos de MPB durante os Jogos da Rio 2016. A estreia da programação é com o grupo paulistano Quartabê, nesta quarta (3/8), às 19h30

O Centro da Música da Fundação Nacional de Artes – Funarte abre, nesta quarta, dia 3 de agosto, às 19h30, a série de espetáculos de música popular brasileira. As apresentações de artistas e bandas, inicialmente, serão realizadas nos dias 3, 4, 5, 13 e 14 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, Centro do Rio; todos têm entrada franca. A programação vai reunir diferentes gêneros da música popular, com tendências estéticas e perspectivas críticas, reunindo diferentes gerações de profissionais da canção, das cinco regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sud­­este e Sul.

Entre os gêneros musicais contemplados samba, samba-canção, choro, choro-canção, rock, pífanos, maracatu, valsa, marcha, marcha-rancho, samba-jazz, música instrumental, bossa-nova e variações da canção autoral do país.

O espetáculo de abertura, Quartabê apresenta Moacir Santos, traz o quinteto paulistano apresentando uma leitura diferente do repertório do maestro Moacir Santos. O compositor sintetizou de maneira até, então, inédita a música negra brasileira, o jazz e a música orquestral contemporânea. Maestro, Moacir Santos, que faleceu em 2006, influenciou nomes como Tom Jobim e João Gilberto, sendo também professor de músicos como Baden Powell, João Donato e Eumir Deodato.

O Quartabê estreou no Rio de Janeiro em 2014, com muito sucesso. O grupo surgiu a partir da banda Claras e Crocodilos, criada pelo músico Arrigo Barnabé. Ana Karina Sebastião (baixo), Joana Queiroz (sax, clarinete e clarone), Maria Beraldo Bastos (clarinete e clarone) e Mariá Portugal (bateria) são a ala feminina do projeto de Arrigo. Junto com Chicão, pianista e tecladista atuante na cena musical e teatral paulistana, o grupo vem recebendo elogios da crítica e do público com shows no Brasil e no exterior.

O Quartabê reúne como referências o free jazz escandinavo, o afrobeat, o choro, o pop, para revelar aspectos não tão explorados da multifacetada música de Moacir Santos. E é essa leitura que o grupo vai oferecer ao público que comparecer ao Teatro Glauce Rocha, na noite desta quarta-feira.

O show do dia 4, quinta, será comandado por Bandas de Pífano. O lançamento do livro Pífanos do Agreste e do Sertão e mais a Exposição de Instrumentos de Pífano completam a programação.

Dia 5, sexta, Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik apresentam o álbum Ná e Zé (excepcionalmente, às 18h)* CANCELADO

Dia 13, sábado, é a vez da cantora gaúcha Nina Wirtti. No repertório do show, composições de Custódio Mesquita e Tom Jobim.

Dia 14, domingo, o show tem sotaque pernambucano. Siba e Karina Buhr mostram o resultado dessa parceria de sucesso.

Espetáculos de Música Popular

De 3 a 14 de agosto
Quarta, quinta, sábado e domingo, às 19h30

Teatro Glauce Rocha
Avenida Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2220-0259

Lotação: 207 pessoas

*Entrada franca.

PROGRAMAÇÃO

Dia 3 – Quartabê apresenta Moacir Santos

Dia 4– Apresentação de Bandas de Pífano, com lançamento do livro Pífanos do Agreste e do Sertão e Exposição de Instrumentos de Pífano

Dia 13 – Nina Wirtti canta Custódio Mesquita e Tom Jobim

Dia 14 – Siba e Karina Buhr

https://www.youtube.com/watch?v=Y9_XCO7GYHk#t=35

https://www.youtube.com/watch?v=ltVMa2oWqYU