Início do conteúdo
Notícias ‘Sinos’ desenvolve encontros com professores de música e profissionais de projetos sociais

Funarte Notícias

Publicado em 6 de outubro de 2020

‘Sinos’ desenvolve encontros com professores de música e profissionais de projetos sociais

Iniciativa é fruto de parceria da Funarte com a UFRJ

‘Sinos’ desenvolve encontros com professores de música e profissionais de projetos sociais Curso Pedagogia das Cordas. Susan Hagar. Foto: site do Sinos

Parceria da Funarte com a UFRJ, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) passou a oferecer também encontros interativos em salas virtuais. Nesse espaço, professores tirarão dúvidas de outros educadores e de profissionais de projetos sociais.  A Academia Virtual Sinos reúne os professores que gravaram videoaulas para o Curso Pedagogia das Cordas, disponíveis para tirar dúvidas nas salas online.

Os participantes dos cursos poderão se inscrever gratuitamente, de acordo com seus temas de interesse, no site do projeto (link abaixo).

Os cursos da Academia Virtual Sinos são abertos a professores de música e outros profissionais de projetos sociais que envolvem orquestras com ensino coletivo de instrumentos de cordas, de todo o país. Os encontros online da Academia acontecem em salas criadas em aplicativos de reunião virtual. Num segundo momento, serão incluídos também os professores do Projeto Espiral, outra das linhas de ação do Sinos.

Após se inscreverem no site do projeto, os participantes do Curso de Pedagogia de Cordas recebem um link para ter acesso à sala virtual no dia estipulado. No encontros, os alunos podem interagir, fazer perguntas, tirar dúvidas e escutar os debatedores. O cronograma das aulas é divulgado no site do projeto e é também enviado para os e-mails cadastrados.

Participaram do primeiro encontro, no dia 23 de setembro, os professores Alexandre Razera (viola), Jed Barahal (violoncelo) e Elodie Bouni (compositor).

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais conta com a curadoria da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa faz parte do programa Funarte de Toda Gente, desenvolvido pela Fundação Nacional de Artes em 2020, e que conta com mais dois projetos em parceria com a Universidade.

Lançado em julho deste ano, o Sinos é formado por uma rede com dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

As atividades continuarão por todo este segundo semestre e a previsão é que prossiga também por todo o ano de 2021. As ações começaram exclusivamente online e, quando possível, serão presenciais, em todas as regiões do país. Mais detalhes sobre estão no site oficial: www.sinos.art.br.

Parceria estratégica

Principal incentivadora e promotora governamental de atividades artísticas no país, a Funarte agrega, na parceria com a UFRJ, conhecimento e capacidade técnica para a execução do projeto Sinos. Uma das principais e mais respeitadas instituições de ensino superior do país, a Universidade – com sua Escola de Música – tem em seu quadro, docentes especializados, não somente em métodos e didática específicos, direcionados a alunos, como também na capacitação de professores e regentes; e no estímulo do desenvolvimento pedagógico e artístico das formações orquestrais, por meio de oficinas, palestras e preparação de material didático.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais
Academia Virtual Sinos

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Inscrições e mais informações: www.sinos.art.br

Informações sobre concursos da Funarte via editais: www.funarte.gov.br/editais
Informações sobre outros projetos da Fundação: www.funarte.gov.br/noticias