Início do conteúdo
Notícias Série Concertos Sinos apresenta mais uma etapa da oficina ‘Uma Breve História do Choro’

Funarte Notícias

Publicado em 12 de janeiro de 2021

Série Concertos Sinos apresenta mais uma etapa da oficina ‘Uma Breve História do Choro’

Ação faz parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, que integra o programa Arte de Toda Gente

Série Concertos Sinos apresenta mais uma etapa da oficina ‘Uma Breve História do Choro’ Orquestra Sinfônica da UFRJ – Foto: divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta o sexto e o sétimo vídeo da série Concertos Sinos. A nova edição da oficina Uma Breve História do Choro já está disponível no canal Arte de Toda Gente no YouTube e também no site do projeto. O Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos é fruto de uma parceria entre a Funarte e a UFRJ e integra o programa Arte de Toda Gente, que reúne mais duas ações, os projetos Bossa Criativa e UNO. O Sinos conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ.

Uma Breve História do Choro

Os vídeos trazem introduções didáticas de Henrique Cazes, professor de Cavaquinho da Escola de Música da UFRJ; de Everson Morais, arranjador e trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ); e Marcelo Jardim, maestro, professor e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ. Os mestres analisam as obras de Irineu Almeida, Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Henrique Alves Mesquita, Pattápio Silva e Viriato Figueira. A interpretação é do grupo formado pelos sopros e percussão da OSUFRJ, com regência de Marcelo Jardim.

Sobre o Concertos Sinos

O Concertos Sinos foi criado para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, são também apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos, ação que disponibiliza composições de brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país.

Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. A série está também vinculada ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e de regência.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Lançado em julho de 2020 e com atividades previstas até o final de 2021, o Sinos é formado por uma rede de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente on-line e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais informações sobre o projeto, entrevistas, concertos, professores, autores, músicos e mestres, acesse o site www.sinos.art.br

Acompanhe as ações dos projetos Bossa Criativa, Sinos e UNO nos sites próprios, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube e também no Portal Funarte.

No portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte, o público pode conferir todos os projetos e editais da instituição.

Realização:
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ