Início do conteúdo
Notícias Secretaria Especial da Cultura entrega premiações do Edital Funarte de Apoio a Bandas de Música

Funarte Notícias

Publicado em 29 de abril de 2021

Secretaria Especial da Cultura entrega premiações do Edital Funarte de Apoio a Bandas de Música

Secretaria Especial da Cultura entrega premiações do Edital Funarte de Apoio a Bandas de Música Painel Funarte de Bandas de Música (2019). Foto: Centro da Música – Funarte

A Secretaria Especial da Cultura e a Fundação Nacional de Artes – Funarte, órgãos do Ministério do Turismo, realizam uma cerimônia simbólica de entrega de instrumentos de sopro aos contemplados com o Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. Foram contempladas 373 propostas, enviadas por bandas de música de 22 unidades da Federação Brasileira, das cinco regiões do País. Serão distribuídos, no total, 790 instrumentos musicais.

O Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, participará de um evento simbólico de entrega das premiações, no dia 30 de abril, no Complexo Cultural Funarte – Brasília, no Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural, na sexta-feira, 30 de abril, às 11h. Na cerimônia, somente as bandas contempladas do Distrito Federal receberão o material. São elas: a Banda Sinfônica de Sobradinho e a Banda de Música Musicando no Cerrado. No total, serão entregues seis instrumentos nesse evento.

Projetos
O edital estabelece que seriam contemplados 158 projetos para a distribuição gratuita do instrumental. Mas, após análise, a comissão de seleção do concurso decidiu premiar mais propostas do que o previsto, contemplando um total de 373 bandas. Cada banda premiada poderia escolher até cinco instrumentos, sendo que essa escolha foi também avaliada pela comissão. Os projetos que obtiveram mais pontos receberam os cinco instrumentos; já os que tiveram pontuação menor receberam uma quantidade menor.

Estados
Os estados de origem das bandas de música premiadas são: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Seleção
As propostas inscritas foram selecionados em três etapas: habilitação dos projetos; avaliação da comissão de seleção; e análise documental. A comissão foi composta por sete membros, com conhecida atuação na área da música.

Entrega
Cada órgão estadual decidirá a melhor maneira de realizar as entregas do instrumental, conforme as medidas relacionadas à pandemia de covid 19 de cada estado. Os contemplados que cumpriram todas as exigências documentais devem aguardar contato para o recebimento do material.

Recursos
Os recursos para a realização do Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 são oriundos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Fundo Nacional de Cultura (FNC), e são designados como “Promoção e Fomento à Cultura Brasileira”.

Mais informações sobre o edital aqui

Com informações do Centro da Música da Funarte