Início do conteúdo
Notícias Projeto Arte de Toda Gente divulga os destaques desta semana

Funarte Notícias

Publicado em 11 de janeiro de 2021

Projeto Arte de Toda Gente divulga os destaques desta semana

Bossa Criativa, Sinos e UNO são as ações que integram o programa da Funarte em parceria com a UFRJ

Projeto Arte de Toda Gente divulga os destaques desta semana Foto divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulga os destaques desta semana, de 11 a 15 de janeiro, do programa Arte de Toda Gente. Nesta segunda-feira, dia 11 e na próxima quinta-feira, dia 14, a professora Juliana Melleiro apresenta quatro vídeos (dois por dia) da oficina Construindo a sonoridade coral infantil, às 10h, pelo projeto UNO. Dia 12, terça-feira, o músico Tiago Santos lança a vigésima aula da Oficina de Bandolim, ação integrante do Bossa Criativa. Já pelo projeto Sinos, a série Concertos lança a primeira e a segunda parte da oficina Uma Breve História do Choro, com introduções didáticas de Henrique Cazes, Everson Morais e Marcelo Jardim, na sexta-feira, dia 15 de janeiro.

As atividades relacionadas aos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar – UNO são gratuitas e fazem parte do programa Arte de Toda Gente, iniciativa criada pela Funarte em parceria com a UFRJ, com a curadoria da Escola de Música da instituição de ensino. Os vídeos ficam disponíveis para visualização, apreciação, download e estudo nos sites próprios e também no Portal Funarte. Além dos destaques desta semana, várias outras ações estão sendo disponibilizadas ao público. Para participar e aproveitar todas as atividades do programa, basta fazer a inscrição e acessar o canal Arte de Toda Gente, aqui.

 

Destaques do programa Arte de Toda Gente, de 11 a 15 de janeiro

 

Um Novo Olhar – UNO

Nos dias 11 e 14 de janeiro, sempre às 10h, a professora Juliana Melleiro vai apresentar quatro vídeos (dois por dia), da sua oficina Construindo a sonoridade coral infantil. A série tem como objetivo abordar características e possibilidades de preparo vocal para coros infantis. Além de breves contextualizações teóricas, também serão propostas práticas de exercícios e vocalises autorais, que podem desenvolver fundamentos da técnica vocal e sonoridades corais específicas.

Sobre Juliana Melleiro
Doutora e mestra em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciada em Educação Musical pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente, rege o Grupo KIDS do Canarinhos da Terra, da Unicamp, além de coordenar os coros escolares da instituição. É docente do Colégio Lumen Verbi e da Pós-Graduação em Educação Musical EAD da Faculdade Unyleya. Regeu coros do Instituto Baccarelli. Como cantora, participou do Coro Contemporâneo de Campinas, do Coral Jovem do Estado de São Paulo e do Coro Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Também integrou festivais nos Estados Unidos, Chile e Argentina.

 

Bossa Criativa

Na próxima terça-feira, dia 12 de janeiro, o professor Tiago Santos vai ministrar a 20ª etapa da sua Oficina de Bandolim. No vídeo, o músico ensina como montar um arranjo para o bandolim de dez cordas. Usando como base a música Vibrações, de Jacob do Bandolim, ele expõe as possibilidades de recursos desse instrumento quanto ao entrosamento das vozes da melodia, baixo e contraponto com acompanhamento do Choro. O professor também explica como isso influencia na interpretação, na digitação e na sonoridade do trabalho.

Sobre Tiago Santos
Músico bandolinista, compositor, multi-instrumentista e professor. Dentre suas formações musicais estão: Técnico Profissionalizante em Música no Conservatório Carlos Gomes em Ribeirão Preto, São Paulo (2002); Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (2007), Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2012) e Mestrado Profissional em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Na UFRJ, o professor desenvolveu o trabalho autoral O bandolim polifônico de 10 cordas. Desse original resultou a gravação do terceiro álbum, que recebe o mesmo nome.

 

Mostra Realidades Atuais em Artes
Também pelo Bossa Criativa, na sexta-feira, dia 15, o canal Arte de Toda Gente e o site do projeto vão disponibilizar vídeos do terceiro módulo da Mostra Realidades Atuais em Artes. A exposição reúne trabalhos de pesquisa em dança, música (incluindo a área de formação) e artes cênicas. São nove autores selecionados, em todo o Brasil, em programas de pós-graduação profissional na área. Mestrandos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Escola Superior de Artes Célia Helena (Esach) e da UFRJ expõem suas obras virtualmente.

 

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

A nova edição da série Concertos Sinos já está disponível no canal Arte de Toda Gente no Youtube e também no site do projeto. O público pode conferir a primeira e a segunda parte da oficina Uma Breve História do Choro. Os vídeos trazem introduções didáticas de Henrique Cazes, professor de Cavaquinho da Escola de Música da UFRJ; de Everson Morais, arranjador e trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ); e Marcelo Jardim, maestro, professor e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ. Os mestres analisam as obras de Irineu Almeida, Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Henrique Alves Mesquita, Pattápio Silva e Viriato Figueira. A interpretação é do grupo formado pelos sopros e percussão da OSUFRJ, com regência de Marcelo Jardim.

Sobre o Concertos Sinos
O Concertos Sinos foi criado para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, são também apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos, ação que disponibiliza composições de brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. A série está também vinculada ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e de regência.

Acompanhe as ações dos projetos Bossa Criativa, Sinos e UNO nos sites próprios, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube e também no Portal Funarte.

No portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte, o público pode conferir todos os projetos e editais da instituição.

 

Realização:

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ