Início do conteúdo
Notícias Programa Música nas Américas apresenta: ‘Madrigal Contemporâneo’

Funarte Notícias

Publicado em 20 de junho de 2018

Programa Música nas Américas apresenta: ‘Madrigal Contemporâneo’

Funarte e Rádio MEC FM – RJ realizam, no dia 21, quinta, a terceira transmissão da série, dedicada à produção dos dois continentes

Programa Música nas Américas apresenta: ‘Madrigal Contemporâneo’ O Madrigal Contemporaneo. Foto rede social do grupo

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Rádio MEC FM (RJ)/Empresa Brasil de Comunicação (EBC), apresentam o terceiro programa da série Música nas Américas, com o Madrigal Contemporâno, no dia 21 de junho, quinta-feira, às 22h. A frequência é 99,3, com transmissão ao vivo também pelo site da rádio.

A série, dedicada à produção nas três Américas e transmitida toda quinta-feira, recebe convidados e apresenta obras de compositores das três Américas e gravações exclusivas de música latino-americana. Tem como produtor e apresentador o maestro, pesquisador e produtor musical José Schiller, da Coordenação de Música de Concerto da Funarte.

O Concerto do Madrigal Contemporâneo

Integram a apresentação as obras Mónica Cárdenas (Peru), He was Born, e de Santiago Vera-Rivera (Chile), Gracias a la vida – recriação para coro a cappella, inspirada na obra de Violeta Parra. Inclui-se no programa a estreia mundial de Minina, saia comigo, Liduino Pitombeira (CE), Ph.D. em Harmonia e Composição pela Universidade do Estado da Luisiana (EUA) – onde estudou com Dinos Constantinides. Também faz parte do programa uma entrevista com a regente do coro, Danielly  Souza, em que ela conta a história do Madrigal e comenta as músicas – parte gravada no estúdio da Funarte.

O programa foi produzido num concerto realizado no Teatro Glauce Rocha, da Funarte, no Centro do Rio, dia 21 de maio, às 19h. Estão previstas outras apresentações nesse espaço, no mesmo horário. Acompanhe essas pautas aqui no Portal da Funarte.

Programa Música nas Américas
Toda quinta-feira, às 22h

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
MEC FM RJ – Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Produção e apresentação: José Schiller – Coordenação de Música de Concerto – Cemus – Funarte

21 de junho de 2018, quinta-feira, às 22h
Madrigal Contemporâneo

Regência: Danielly Souza
Sopranos: Aline Talon e Ana Claudia Reis
Contraltos: Lily Driaze e Danielle Sardinha
Tenores: Guilherme Moreira e Rafael Bezerra
Baixos: Lúcio Zandonadi e Antonio Cerdeira

Programa

Ernani Aguiar – Aleluia
Astor Piazzolla – Ave maria
Juan David Osorio – Aleluya por corrío
Liduino Pitombeira – Minina, saia comigo
Cyro Delvizio – Berimbau
Mónica Cárdenas – He was born
Santiago Vera-Rivera/Violeta Parra – Gracias a la vida
Carlos Guastavino – Arroz com leche
Yabor, A. Montenegro – Candombe del 6 de enero

Transmissão também pelo site da rádio: http://radios.ebc.com.br/mecfmrio

Sobre a série Música nas Américas

José Schiller dirigiu e roteirizou séries radiofônicas de música por 35 anos na TVE/TVBrasil, e na MEC-FM como A Grande MúsicaPartituras e, de 2006 a 2015 Concerto das Américas – embrião do programa atual. Também produziu, na Rádio Roquette-Pinto (Hoje 94 FM), o Américas em Concerto (2016 a 2017) – com a mesma pauta da atração anterior e da nova série. Há anos Schiller pesquisa a música de concerto, especialmente a latino-americana.

A série Música nas Américas renova a linha de pauta dos programas anteriores, através de três conteúdos básicos:

Entrevistas – depoimentos e conversas com compositores, músicos e pesquisadores a respeito da música de concerto; de suas trajetórias artísticas e realizações; e da história da música das três Américas;
Repertório – Apresentação de obras dos compositores das Américas, com destaque especial para a música latino-americana; e
Intérpretes – Transmissão de gravações exclusivas com músicos convidados (solistas, conjuntos) com repertório latino-americano, especialmente preparado para o programa.

Com a vinda de Schiller para a Funarte, foi-lhe oferecido trazer a série para a instituição. A parceria da entidade com a Empresa Brasil de Comunicação propiciou espaço para alguns programas da Fundação serem apresentados nas rádios do sistema EBC.

Rádio MEC – FM (RJ) – 99,3
O programa é acessível via internet, no site da emissora: http://radios.ebc.com.br/mecfmrio

Realização: MEC – FM – RJ e Fundação Nacional de Artes – Funarte
A MEC é uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Mais informações
Funarte – Centro da Música: cemus@funarte.gov.br