Início do conteúdo
Notícias Oficina de viola, gratuita, está disponível no site do projeto Bossa Criativa

Funarte Notícias

Publicado em 22 de julho de 2020

Oficina de viola, gratuita, está disponível no site do projeto Bossa Criativa

Em dez módulos, videoaulas abordam as origens, as diferenças regionais e as técnicas de execução da viola de dez cordas

Oficina de viola, gratuita, está disponível no site do projeto Bossa Criativa Marcus Ferrer e Daniel Miranda – Oficina de Viola

Como parte da programação do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, promove a Oficina de Viola, com os músicos Daniel Miranda e Marcus Ferrer. A série de videoaulas é dividida em dez módulos e pode ser acessada gratuitamente no site www.bossacriativa.art.br.

Violeiro, violonista, compositor e professor, o carioca Marcus Ferrer integrou grupos como a Orquestra de Cordas Brasileira, da qual foi um dos fundadores, e Camerata Brasil, além de ter acompanhado artistas, como Ney Matogrosso, Gal Costa, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, entre outros. Participou, como compositor, de diversas edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, da Funarte.

No Bossa Criativa, ele se reveza nos módulos da oficina com o também violeiro Daniel Miranda, abordando diversos temas. “Alguns assuntos são mais gerais, como afinações, escalas e acordes; e outros mais específicos, como dinâmica, timbre e técnicas de mão direita”, comenta. Os vídeos, segundo Marcus, foram feitos pensando no músico iniciante na viola, embora o conteúdo possa interessar também aos que já tocam e têm interesse em ampliar seus conhecimentos.

Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Paraguaçu são alguns dos muitos nomes dados às diferentes formas de afinar a viola de dez cordas, de acordo com a região do Brasil em que são mais usadas. E é justamente da afinação do instrumento que trata, por exemplo, o segundo módulo da oficina. “Espero que agrade ao público e que todos possam aproveitar as informações nas suas práticas violeiras”, diz Marcus.

Geógrafo e músico, Daniel Miranda tem realizado, ao longo de sua carreira, inúmeros concertos e workshops no Brasil, Estados Unidos e em países como Bélgica, Marrocos, Egito, Argélia e França, além de ter trabalhado como pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2016, junto ao bandolinista Paulo Sá, formou o Duo Barroqueando. Daniel afirma que se sente orgulhoso por poder participar do Bossa Criativa. “É um projeto fundamental para diminuir as iniquidades no acesso à cultura no Brasil. Tenho um grande orgulho cidadão de fazer parte deste lindo projeto”.

Daniel revela que, no início, quando começou a gravar os vídeos para o projeto, estranhou o fato de estar sozinho diante de uma câmera. “A diferença entre esta oficina e as apresentações que costumo fazer em teatros e salas de aula é que, agora, preciso imaginar o público e sonhar com a interação entre artista e plateia. Mas, quando me dou conta da abrangência do projeto, com a possibilidade de alcançar um número enorme de pessoas, o coração abre e a viola canta!”.

Confira, a seguir, os tópicos abordados em cada módulo da oficina:

Módulo 1: Breve apresentação da viola de dez cordas e suas especificidades regionais – Daniel Miranda
Módulo 2: Como afinar a viola? – Marcus Ferrer
Módulo 3: Aspectos técnicos essenciais para boa execução da viola de dez cordas – Marcus Ferrer
Módulo 4: Dinâmica, timbre, textura, melodia, harmonia e ritmo – Marcus Ferrer
Módulo 5: Mão direita na viola de dez cordas – uso da dedeira, polegar e indicador e palheta – Marcus Ferrer
Módulo 6: Escala maior simples e “duetada” (intervalos de terças e sextas) – Daniel Miranda
Módulo 7: “Toques” de viola a serem trabalhados – toada, cururu – Daniel Miranda
Módulo 8: Acordes maiores; acordes menores; acordes com sétima; acordes diminutos – Daniel Miranda
Módulo 9: “Ferreirinha” – Moda de viola – Daniel Miranda
Módulo 10: “Pagode em Brasília” – Pagode de viola – Daniel Miranda

Acesse aqui a oficina

Obs.: Os vídeos de todas as oficinas e pocket shows do Bossa Criativa permanecem disponíveis no site e têm acesso totalmente gratuito.

Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Lançado em junho deste ano, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente é realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Por causa da pandemia de covid-19, as ações estão concentradas inicialmente na internet – com destaque para as oficinas de diversas linguagens artísticas e outras atividades pedagógicas gratuitas; pocket shows; e demais exibições artísticas. Ao longo de 2021, os eventos presenciais deverão ocorrer em nove cidades brasileiras. O projeto conta com a participação de artistas de todo o Brasil.

Leia mais