Início do conteúdo
Notícias Funarte e UFRJ realizam oficina on-line de Empreendedorismo em Música

Funarte Notícias

Publicado em 4 de março de 2021

Funarte e UFRJ realizam oficina on-line de Empreendedorismo em Música

Curso gratuito com dez vídeos integra o Projeto Bossa Criativa

Funarte e UFRJ realizam oficina on-line de Empreendedorismo em Música Curso é ministrado pelo professor e músico Eduardo Pereira. Crédito da imagem: Divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecem gratuitamente e on-line a Oficina Empreendedorismo em Música, com o músico e professor Eduardo Pereira. Serão dez vídeos, publicados semanalmente, abordando conceitos, técnicas, conteúdos e ferramentas que podem auxiliar a gestão da carreira musical. A oficina faz parte do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, fruto de parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.

“Artistas são diferentes de empresas, mas, assim como elas, só têm a ganhar com planejamento e capacitação para atuação no mercado”, comenta a assessoria do projeto. A oficina mostra os caminhos para a definição de um modelo de negócio, para quem vai atuar como pessoa física ou jurídica. A primeira oficina foi publicada no site do Bossa Criativa, (acesse-a aqui), no dia 1º de março, na segunda-feira,. Todos os vídeos permanecerão disponíveis no portal do projeto.

Confira o roteiro do curso:

Módulo 1 – Conceitos de Empreendedorismo
Módulo 2 – Tomada de Decisão
Módulo 3 – Perspectivas da Administração
Módulo 4 – O Processo de Gestão
Módulo 5 – Marketing, Inovação e Criatividade
Módulo 6 – Inovação em Modelos de Negócio (Business Model Generation)
Módulo 7 – O Método Canvas (Business Model You)
Módulo 8 – Startups: As Empresas de Internet?
Módulo 9 – O Setor de Entretenimento no Brasil
Módulo 10 – Os Impactos da Pandemia no Setor do Entretenimento e o Mundo Pós-Pandemia

Sobre o professor

Eduardo Pereira é doutorando em Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Performance e com MBA em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP). Tem vasta experiência no setor de entretenimento, como maestro, diretor musical e arranjador. Dirigiu espetáculos como Bravo Pavarotti e Queen Experience in Concert e musicais como New York, New York e A Bela e a Fera. Entre diversas outras experiências, dirigiu o espetáculo Musical Sinfônico, com a atriz Claudia Raia, e foi regente nas turnês do grupo vocal Il Divo e do tenor italiano Emanuele Servidio, com a turnê Dall’Itália con Amore, no Brasil. É diretor de empresas na área de entretenimento e música e Curador Musical da Orquestra Sinfônica Brasileira.

O Bossa Criativa

O projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, em várias formas de expressão da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site do projeto, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes.

O Bossa Criativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente, que reúne ações da parceria entre a Funarte e a UFRJ. Esta e outras oficinas e atividades da iniciativa podem ser acessadas no canal do projeto no YouTube.

Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Oficina Empreendedorismo em Música

A partir do dia 1º de março de 2021

Os dez vídeos, publicados semanalmente, permanecerão disponíveis no site do projeto.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria
Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações estão disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre esse e outros projetos e ações da Funarte: www.funarte.gov.br

Texto: Henrique Koifman
Assessoria do Programa Arte de Toda Gente

Colaboração: Pamela Mascarenhas
Edição e supervisão: Marcelo Mavignier

Funarte