Início do conteúdo
Notícias Funarte e UFRJ realizam curso on-line de saxofone com o professor Pedro Bittencourt

Funarte Notícias

Publicado em 30 de abril de 2021

Funarte e UFRJ realizam curso on-line de saxofone com o professor Pedro Bittencourt

Ação faz parte do Projeto Espiral, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Funarte e UFRJ realizam curso on-line de saxofone com o professor Pedro Bittencourt Saxofonista Pedro Bittencourt – Foto: Felipe Varanda

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disponibilizou os primeiros vídeos on-line da série de oficinas de saxofone com o professor Pedro Bittencourt. Com acesso gratuito, a atividade integra o Projeto Espiral, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), realizado em parceria pelas duas instituições, com curadoria da Escola de Música da UFRJ.

Com o tema Postura corporal, a primeira oficina está no site do projeto Sinos e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube (links abaixo). A série é destinada a jovens estudantes de projetos sociais, mas é aberta ao público em geral. Após as postagens dos vídeos, todos eles continuam disponíveis, no site e no canal.

O curso aborda também os temas: escolha do saxofone e acessórios; limpeza e manutenção do instrumento; e respiração; além de embocadura e fundamentos da emissão sonora. Os vídeos são liberados para o público em sequência. “Vamos aprender resumidamente as bases do saxofone clássico (ou sinfônico), suas principais técnicas e métodos para poder tocar todo o repertório”, diz o professor Pedro Bittencourt.

Bittencourt é especializado em performance musical e faz parte do corpo docente da Escola de Música da UFRJ, desde 2009. O músico informa que toca todos os tipos de saxofone, “do sopranino ao baixo”. Ele revela que tem se dedicado tanto à música de concerto tradicional quanto à contemporânea.

Sobre o ministrante

Pedro Bittencourt tem 45 anos. Saxofonista, pesquisador, professor e diretor artístico, na área de à música de concerto, tradicional e contemporânea, leciona na Graduação da Escola de Música da UFRJ desde 2009. Na instituição, também é orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS) e diretor do Conjunto de Sax da UFRJ. É fundador, diretor artístico e saxofonista do Abstrai Ensemble, grupo dedicado à música de câmara contemporânea; e Doutor em Música pela Escola Doutoral Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes, da Universidade Paris 8 – Vincennes Saint-Denis, na Capital Francesa, vinculado ao Centro de Informática e Criação Musical (CICM), sob orientação do compositor Horacio Vaggine.

Foi bolsista de doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de Portugal. Como artista residente do Instituto de Música e Acústica do ZKM, em Karlsruhe, Alemanha, fez o CD Enlarge Your Sax, por meio de uma gravadora desse país. É Mestre em Musicologia pela Universidade Michel de Montaigne/Bordeaux 3, na França; bacharel em Comunicação e Radialismo, pela Escola de Comunicação (ECO) – UFRJ; e diplomado em Estudos Musicais e Aperfeiçoamento em Saxofone e Música de Câmara Contemporânea no Conservatório Nacional da Região de Bordeaux (França). Nessa instituição, teve como mestra a renomada saxofonista Marie-Bernadette Charrier.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Lançado em julho de 2020, o Sinos faz parte do Programa Arte de Toda Gente, fruto de parceria da Funarte com a UFRJ. Com atividades previstas até o final deste ano, o Sinos é formado por uma rede com dezenas de profissionais de música. Eles atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As ações do projeto se iniciaram exclusivamente on-line e a previsão é que, quando possível, se tornem também presenciais, em todas as regiões do país. A ideia central da iniciativa é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes, visite o site www.sinos.art.br

O programa Arte de Toda Gente

Os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sinos compõem o programa Arte de Toda Gente. Ele reúne cursos, debates e apresentações, relacionados a várias linguagens artísticas, exibidos em vídeos, no canal on-line Arte de Toda Gente e também nos sites dos três projetos. A curadoria é da Escola de Música da UFRJ.

Serviço:

Oficina de saxofone, com Pedro Bittencourt

Os vídeos serão disponibilizados, em sequência, nos próximos dias. Após o lançamento, todo o material postado continua disponível no site e no canal.

Canal Arte de Toda a Gente

Site do Sinos: www.sinos.art.br

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa
Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Leia mais sobre os outros projetos do Arte de Toda Gente, nos sites abaixo.

Um Novo Olhar (UNO): umnovoolhar.art.br

Bossa Criativa: bossacriativa.art.br

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente