Início do conteúdo
Notícias Confira novas oficinas on-line sobre música e elaboração de projetos culturais

Funarte Notícias

Publicado em 7 de abril de 2021

Confira novas oficinas on-line sobre música e elaboração de projetos culturais

Funarte e UFRJ disponibilizam novos vídeos dos projetos UNO, Bossa Criativa e Sinos

Confira novas oficinas on-line sobre música e elaboração de projetos culturais Da esq. para a dir., de cima para baixo: Cristóvão Bastos; Rodrigo Favaro; Eduardo Pereira; e Anacris Monteiro. Imagens: Divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam, de 5 a 9 de abril, alguns destaques da agenda do Arte de Toda Gente, realizado em parceria pelas duas instituições. Relacionados a várias linguagens artísticas, os cursos e outras atividades do programa são exibidos em vídeos, no canal do programa e nos sites dos três projetos que integram a iniciativa: Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais. O acesso ao Arte de Toda Gente é gratuito. O programa conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Confira as atrações:

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Na segunda-feira, 5 de abril, foi liberado o módulo de número seis da Oficina Empreendedorismo em Música. O tema do vídeo é Modelo de Negócios (Empresarial). Nos dez vídeos do curso, o músico e professor Eduardo Pereira aborda conceitos, técnicas, conteúdos e ferramentas de auxílio à gestão da carreira musical. Mostra ainda os caminhos para a definição de um modelo de negócio, para atuação como pessoa física ou jurídica. O curso tem módulos publicados semanalmente.

Na terça-feira, dia 6, na série Casa do Choro, entraram no ar os vídeos de número doze das três oficinas. Na 8 com, Maurício Carrilho fala sobre Rossini Ferreira e o “choro sambado”; na Furiosa Portátil, Cristóvão Bastos aborda sua composição Praia Vermelha, um samba; na Princípios do Choro, Leonardo Miranda ensina sobre Chiquinha Gonzaga, na segunda aula da série Personagens do Choro.

Um Novo Olhar (UNO)

Já estão no site do UNO as sete oficinas da série Elaboração de projetos e o uso das leis de incentivo pelo olhar do prestador de contas, com Anacris Monteiro. No curso, Anacris dá dicas valiosas de como formatar projetos e administrar recursos incentivados e conveniados. Os vídeos contam com tradução para libras.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Nesta semana foram publicadas novas aulas de três diferentes segmentos do Curso Pedagogia de Cordas. Na segunda-feira, foi ao ar a sexta oficina de violoncelo com André Micheletti, com o tema Introdução ao uso do Arco. Na terça-feira, foi publicado o vídeo em que Voila Marques, em sua sexta palestra sobre contrabaixo: Noções Iniciais de Mudança de Posição e do Movimento do Cotovelo Esquerdo. No mesmo dia, foi liberado o material em que Rodrigo Fávaro explica os Exercícios Para Mão Direita, em sua quinta exposição, sobre o mesmo instrumento.

Rodrigo Favaro é solista de contrabaixo da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e membro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da orquestra de câmara Johann Sebastian Rio. Bacharel em Contrabaixo pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu duplo mestrado em performance musical com Especialização em Repertórios Orquestral e Solista, na Haute École de Musique de Genève – Universidade de Música de Genebra – (Suíça), em 2006.

Programa Arte de Toda Gente

Projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acesse os vídeos no canal do programa: youtube.com/artedetodagente

Leia mais sobre os projetos que compõem a iniciativa, nos sites:

Mais informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente