Início do conteúdo
Notícias Confira novos destaques no Funarte de Toda Gente

Funarte Notícias

Publicado em 27 de outubro de 2020

Confira novos destaques no Funarte de Toda Gente

Projetos UNO, Bossa Criativa e Sinos reúnem oficinas e shows virtuais, entre os dias 26 e 30 de outubro

Confira novos destaques no Funarte de Toda Gente

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta destaques dos projetos Sinos, Bossa Criativa e Um Novo Olhar na última semana do mês de outubro. Fruto de parceria da instituição com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, as ações fazem parte do programa Funarte de Toda Gente.

Pelo Bossa Criativa, o público pode conferir o início das aulas da Oficina de Violão de 6 Cordas, com Paula Borghi, além de um encontro virtual com foco na elaboração de políticas públicas para as artes. Já pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), a atração fica por conta da Oficina de Trompete e, também, da live Concerto Sinos, que terá a Orquestra Sinfônica da UFRJ interpretando obras de Guerra Peixe, Ernani Aguiar e João Guilherme Ripper. Por fim, o destaque do Projeto UNO é o I Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, mas que ainda pode ser visto no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

As atividades gratuitas relacionadas às iniciativas da Funarte/UFRJ estão disponíveis para visualização, download e estudo nos sites próprios dos projetos e também no Portal da Funarte. Para participar e aproveitar todas as ações, basta fazer a inscrição e acessar o canal de vídeos (link abaixo).

Agenda da semana – 26 a 30 de outubro

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

No dia 26 de outubro, começam a ser disponibilizadas as videoaulas da Oficina de Trompete, com os professores Paulo Viveiro e Flávio Gabriel. Entre os temas abordados nos módulos, destaque para: Organologia e História do Instrumento, Elementos Básicos da Teoria Musical, Articulação, Repertório para Trompete na Música de Concerto e Como Estruturar uma Rotina de Estudos.

As atividades da semana do Sinos se encerram nesta sexta-feira (30/10), às 10h. No primeiro Concerto Sinos, a Orquestra Sinfônica da UFRJ interpreta obras de Guerra Peixe, Ernani Aguiar e João Guilherme Ripper. A transmissão é pelo canal do YouTube do programa Arte de Toda Gente: www.youtube.com/ArteDeTodaGente/

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Há duas atividades nesta semana no projeto: a primeira, na terça-feira 27/10, às 10h, foi a estreia da Oficina de Violão de Seis Cordas com a musicista e professora Paula Borghi, que promete um material inovador e interativo de ensino. O vídeo está no Canal Arte de Toda Gente.

No dia seguinte, quarta-feira (28/10), será a vez da Live Bossa Criativa, com transmissão ao vivo, conduzida pelo maestro Marcelo Jardim, e que terá como tema: Política Pública Para as Bandas de Música. No encontro também será feita a chamada para o 3° Simpósio de Bandas Funarte – UFRJ.

Saiba mais sobre o projeto e as atividades no site do Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

UNO – Um Novo Olhar

Desenvolvido pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o projeto Um Novo Olhar (UNO) tem como objetivo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro.

Vale conferir o registro completo do I Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (Cimuci) e a apresentação da cantora Sara Bentes. Ambos os conteúdos estão disponíveis no canal Arte de Toda Gente, no Youtube: www.youtube.com/ArteDeTodaGente/