Início do conteúdo
Notícias Sala Guiomar Novaes, na Funarte SP, completa 43 anos

Funarte Notícias

Publicado em 31 de março de 2021

Sala Guiomar Novaes, na Funarte SP, completa 43 anos

Sala Guiomar Novaes, na Funarte SP, completa 43 anos Sala Guiomar Novaes. Foto: Funarte SP

No dia 29 de março de 1978, foi inaugurado em São Paulo, Capital, o Teatro MEC, nas instalações do atual Complexo Cultural Cultural Funarte. Mais tarde incorporado à Fundação Nacional de Artes e renomeado como Sala Guiomar Novaes, o espaço tem 144 lugares. Recebe, desde sua implantação, apresentações de música popular e de concerto.

Nos anos 1980, a sala foi palco de importantes artistas da chamada “cena alternativa” paulistana, como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção.

A personalidade que deu o nome ao espaço, Guiomar Novaes, foi uma das mais importantes pianistas brasileiras. Ela teve especial reconhecimento também na Europa e nos Estados Unidos da América. Foi considerada uma das maiores intérpretes do instrumento no século XX.

Guiomar Novaes nasceu em 1894, no Município de São João da Boa Vista (SP). Antes dos sete anos de idade já tocava piano com excelência. Ao longo da sua trajetória, esse talento, que veio de nascença, deixava as plateias admiradas e entusiasmadas. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922. Foi uma grande divulgadora no exterior da obra de Villa-Lobos. É considerada uma intérprete especialmente brilhante de Chopin e de Schumann.

Segundo o programa de rádio Estúdio F, da Funarte nº 470, cujo tema foi a vida e a obra de Guiomar Novaes, ela foi vizinha do escritor Monteiro Lobato, que teria se inspirado na pianista para criar Narizinho, uma das personagens principais da obra infantil do autor, a famosa moradora do Sítio do Pica-Pau Amarelo – criada em 1920, no conto “A história do peixinho que morreu afogado“, ela reapareceu no livro “A Menina do Narizinho Arrebitado”, em 1921.

Guiomar faleceu na Capital Paulista, em 1979.

O programa Estúdio F, desenvolvido pela Coordenação de Difusão e Pesquisa (Codip) – Cepin – Funarte, com áudios de músicas executadas pela própria pianista.

Acesse aqui a edição nº 470 do Estúdio F, apresentada pelo pesquisador musical Pedro Paulo Malta.

https://www.funarte.gov.br/estudio-f/470-guiomar-novaes

Com informações de texto do Portal da Funarte