Início do conteúdo
Notícias Lançada coletânea de cordelistas de todas as regiões do Brasil

Funarte Notícias

Publicado em 31 de maio de 2017

Lançada coletânea de cordelistas de todas as regiões do Brasil

Apoiada pela Funarte, publicação reúne textos de 53 poetas do estilo, oriundos de várias cidades do país

Lançada coletânea de cordelistas de todas as regiões do Brasil Capa

Autores de 12 estados das cinco regiões do Brasil estão reunidos na publicação Cordelistas Contemporâneos – Coletânea 2017, lançada dia 1º de junho, no Recife (PE), no Teatro Mamulengo – Recife Antigo. Apoiada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através de sua Representação regional Norte-Nordeste, a iniciativa independente reúne 53 cordelistas.

A obra tem mais de 500 páginas. Para produzi-la, a Editora Veloso e a Nordestina Editora formaram uma parceria com os poetas. O livro foi concebido e confeccionado de modo independente, sem patrocínio ou verbas de editais. . “É uma edição exclusiva dos autores e só eles estarão comercializando a obra”, diz a Nordestina. Parte do conjunto dos poetas estará presente, com cotas de livros disponibilizados para cada um vender. Depois, a publicação será vendido apenas por encomenda. O preço é R$ 50.

Cordelistas Contemporâneos – Coletânea 2017 tem como meta o registro e à difusão da cultura popular, por meio do cordel, expressão das mais típicas da cultura do interior brasileiro, principalmente no Nordeste e no Norte. O livro inclui poesias do Representante da Funarte Norte-Nordeste, o escritor Jairo Lima, que também organiza a noite de lançamento. “Nós estamos sempre conversando e trocando experiências. A ideia de reunir uma coletânea partiu de Zeca Pereira, que também está no livro. Todos gostaram da proposta e houve uma curadoria. São 500 páginas de poesia, no que eu creio ser a maior coletânea de cordel já feita”, relata Jairo. Como não há verba Para o lançamento em grande escala, Jairo revela ainda estar em busca de parcerias com grandes editoras: “O livro será vendido no lançamento, mas queremos ampliar. É uma cultura importante”, comenta o escritor. Ele destaca que o cordel aborda temas variados, tais como o cotidiano sertanejo, o amor, e até política.

“As poesias não só servem como prestígio da nossa cultura, mas também como excelente material de pesquisa e fonte de aprendizado”, considera o representante da Funarte. Ele exalta a pluralidade dos artistas integrantes do projeto e diz que deseja estender o lançamento para outras cidades.

Conheça os cordelistas

Alagoas: João Gomes de Sá e Ednaldo Cordelista. Bahia: Bule-Bule, Marco Haurélio, Varneci Nascimento, Pedro Viola, Zeca Pereira, Antonio Barreto Cordel, Cléber Eduão Ferreira e Zé Walter. Distrito Federal: João Santana. Ceará: Auri Lopes, Stélio Torquato Lima, Chico Feitosa, Moreira De Acopiara, Antônio Marcos Bandeira, Antonio Carlos da Silva (Rouxinol do Rinaré), Eduardo Macedo, Evaristo Cordel Cordel, Rita Cruz, Paiva Neves Neves, Costa Senna e Zé Salvador. Pará: AroDinei Gaia, Mario Zumba, Niro Carper, Francisco Mendes, Claudio Cardoso e Flávio Barjes. Paraíba: Severino Honorato, Tiago Monteiro, Fábio Mozart, Chico Mulungu, El Gorrión (Pádua Górrion), Anne Karolynne, Aderaldo Luciano e J.Lima Cordelista. Pernambuco: Cacá Lopes, Altair Leal, Wilson China, Sander Lee, Roberto Celestino, Luiz Esperantivo, Jairo Lima, Jennifer Amorim e Madalena Castro. Rio Grande do Norte: Marciano Medeiros e Nando Poeta. Rio Grande do Sul: Zé Heitor Fonseca. São Paulo: Josué Gonçalves. Tocantins: Natal Barros. Piauí: Pedro Monteiro.

Lançamento do livro
Cordelistas Contemporâneos

 

1º de junho de 2017, quinta-feira, às 19h

 

Teatro Mamulengo
Rua da Guia, 211, Recife Antigo – Recife (PE)

Entrada gratuita
Preço da publicação: R$ 50

Realização: independente
Parceria: Editora Veloso e Nordestina Editora
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Representação Regional Norte-Nordeste
Mais informações: jairolimafunarte@gmail.com

Com informações da Folha de Pernambuco (do texto de Pedro Siqueira) e do blog da Editora Contemporânea