Início do conteúdo
Notícias Mostra de fotografias é realizada na fachada do Palácio das Artes (MG)

Funarte Notícias

Publicado em 14 de maio de 2021

Mostra de fotografias é realizada na fachada do Palácio das Artes (MG)

Imagens fazem parte do 4º Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte

Mostra de fotografias é realizada na fachada do Palácio das Artes (MG) Imagens da mostra (Crédito: Paulo Lacerda)

A Fundação Clóvis Salgado (FCS), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realiza uma exposição de fotografias na parte externa de um de seus espaços culturais, o Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte. A mostra FIF-BH na Fachada reúne 25 imagens de 13 fotógrafos de vários países, selecionadas na 4ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH).

Instalada nos vidros da fachada e em um outdoor, conectado à edificação, a ação tem o objetivo de aproximar o público das obras exibidas no festival, realizado em 2020 – cujo tema foi Imagens Resolutivas. Foram expostas no FIF, no total, obras de 43 artistas, entre fotógrafos, artistas visuais e videomakers. “A ocupação proposta busca realizar uma ligação das imagens selecionadas com o ambiente urbano, extrapolando as paredes das Galerias e democratizando o acesso às imagens”, registra a apresentação da mostra na FCS.

A exibição está instalada desde o dia 29 de abril. Com realização e curadoria dos artistas e pesquisadores, Bruno Vilela e Guilherme Cunha, em parceria com Patrícia Azevedo, também pesquisadora, exposições com todas as obras do FIF-BH estão montadas em três galerias do Palácio das Artes e na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. De acordo com os realizadores, as mostras “serão abertas para visitação tão logo as condições sanitárias atingirem um patamar seguro para a reabertura dos espaços culturais”.

Exterior do Palácio das Artes, com a mostra. Foto: Paulo Lacerda

Imagens na fachada

As peças selecionadas para o exterior do Palácio das Artes fazem parte de uma escolha, feita pelos curadores, do conjunto da mostra. As obras são: Sob ataque, de Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes (Brasil); História depois do apartheid, de Haroon Gunn-Salie (África do Sul); 59 retratos da juventude negra brasileira, de Edu Simões (Brasil); Contar contos, de Lebohang Kganye (África do Sul); Garotas do calendário, de Julia Gunther (Alemanha); Nantu, de Pablo Albarenga (Uruguai); Cimarrón, de Charles Fréger (França); Heróis do brilho, de Federico Estol (Uruguai); Utopia plástica, de Henri Blommers (Holanda); Chicarron, de Hiro Tanaka (Japão); Regras ocultas separadas, de Makoto Oono (Japão); e Mundos em construção, de Nicolas Henry (França).

Segundo o site da Fundação Clóvis Salgado, as fotos despertam reflexões que vão desde o campo da biodiversidade planetária até as questões quanto ao “resgate da memória ancestral”.

O Festival Internacional de Fotografia

O FIF-BH recebeu um total de 1.745 inscrições. Dentre os participantes dos cinco continentes, foram  selecionados artistas de 19 países: Brasil, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, EUA, Uruguai, Espanha, África do Sul, Holanda, Japão, Kuwait, Polônia, Estônia, Ucrânia, Itália, Grécia, Colômbia e Índia. Além da exposição on-line, realizada entre os dias 7 e 12 de dezembro de 2020 pelo site www.fif.art.br, o festival distribuiu imagens em “formato postal” e também fez colagem de lambe-lambes em diferentes regiões da Capital Mineira, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O quarto formato de mostra ocupa agora a fachada do Palácio das Artes e, em breve, estará disponível nas galerias da Fundação Clóvis Salgado.

Para o curador Guilherme Cunha, o contato presencial com a obra de arte é insubstituível. “Ver uma obra no âmbito presencial implica em todos os sentidos participarem da experiência, para que haja uma transformação simbólica na mente do público. O meio digital não supre, de forma mais ampla, a experiência do espaço”, destaca Cunha.

Exposição

FIF-BH na Fachada

Área externa do Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, nº 1537, Centro – Belo Horizonte (MG)

Acesso gratuito
Mais informações: (31) 3236-7400

Realização
Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH)
Fundação Clóvis Salgado

Com informações da Funarte MG e do site da Fundação Clóvis Salgado