Início do conteúdo
Notícias Iberescena 2020/2021: Funarte esclarece dúvidas ao vivo para brasileiros e portugueses em ‘live’ no dia 1º de setembro,

Funarte Notícias

Publicado em 28 de agosto de 2020

Iberescena 2020/2021: Funarte esclarece dúvidas ao vivo para brasileiros e portugueses em ‘live’ no dia 1º de setembro,

Transmissão será às 12h, pelo horário de Brasília, e às 16h de Portugal

Iberescena 2020/2021: Funarte esclarece dúvidas ao vivo para brasileiros e portugueses em ‘live’ no dia 1º de setembro,

Nesta terça-feira, 1º de setembro, o coordenador de Dança da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Fabiano Carneiro, estará ao vivo esclarecendo dúvidas de brasileiros e portugueses sobre as linhas de apoio do Iberescena 2020/2021. A transmissão será diretamente pela Fanpage @iberescena.artesescenicasiberoamericanas, às 12h pelo horário de Brasília e 16h de Portugal. Representante do Brasil no Conselho Intergovernamental do Programa, Fabiano lembra que as inscrições vão até o dia 15 de outubro.

Uma das novidades deste ano é a entrada de Portugal como país-membro do programa, que conta com 16 países que o financiam. O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas tem como objetivo estimular o fomento, intercâmbio e integração das atividades de circo, dança, teatro e performance.

De acordo com Fabiano, membro do Comitê Executivo do Iberescena, a chegada de Portugal vai fortalecer esse programa de internacionalização das artes cênicas ibero-americanas e abrir novas oportunidades de parcerias entre o Brasil e o governo lusitano. Além disso, vem reforçar também a presença europeia, ao lado da Espanha. “Por isso, a importância de fazer essa “live” em língua portuguesa, especialmente para tirar as dúvidas dos gestores brasileiros e portugueses sobre essa convocatória. Mas todo mundo pode participar”, afirma.

O coordenador de Dança da Funarte diz que esta convocatória está sensível à situação atual pela qual passa o setor das Artes Cênicas ibero-americanas durante a pandemia da Covid-19. Por isso, diversas adaptações foram feitas para garantir a realização dos projetos artísticos contemplados. “O Comitê Intergovernamental decidiu que os projetos poderão ser executados em três modalidades: virtual, presencial ou mista, ou seja, virtual e presencial”, explica. Ele acrescenta que os projetos contemplados deverão ser executados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

Integrante do Iberescena desde 2010, o Brasil vem consolidando a cada ano sua importância no Fundo. Na última convocatória, foi o país que teve mais projetos inscritos: 111 no total. Nesta edição, serão selecionados projetos nas seguintes categorias: Criação em Residência, Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos.

Leia mais: Programa Iberescena 2020/2021

Na página www.iberescena.org, pode ser acessado todo o material necessário para apresentação da solicitação: edital da convocatória, guias de ajuda, perguntas frequentes e informações de contato das instituições gestoras do Programa.