Início do conteúdo
Notícias Funarte lamenta morte da atriz Yoná Magalhães

Funarte Notícias

Publicado em 20 de outubro de 2015

Funarte lamenta morte da atriz Yoná Magalhães

Funarte lamenta morte da atriz Yoná Magalhães

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta a morte da atriz Yoná Magalhães, ocorrida nesta terça, 20 de outubro, no Rio de Janeiro. Carioca do bairro do Lins de Vasconcelos, a atriz tinha 80 anos e estava internada desde setembro devido a problemas cardíacos.

Yoná Magalhães começou a carreira no rádio em 1954 e, no mesmo ano, foi para a extinta TV Tupi. Ao longo de sua trajetória, interpretou mais de 60 papéis. Além do rádio e da TV, atuou também no teatro e no cinema. Entre os trabalhos de destaque está a participação no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, considerado um dos marcos do Cinema Novo. Na televisão, somente na TV Globo, foram mais de 30 novelas: Eu Compro Esta Mulher (1966), Uma Rosa com Amor (1972), Roque Santeiro (1985), entre outras. A última novela em que atuou foi Sangue Bom, em 2013.

Em entrevista ao projeto Brasil Memória das Artes, da Funarte, a atriz Yoná Magalhães relembrou a participação em uma das montagens da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Em 1965, ela interpretou a protagonista Alaíde e conta como conheceu o dramaturgo.

Leia aqui a entrevista da atriz ao projeto Brasil Memória das Artes, da Funarte