Início do conteúdo
Notícias Funarte e UFRJ divulgam novas atrações dos projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos

Funarte Notícias

Publicado em 13 de julho de 2021

Funarte e UFRJ divulgam novas atrações dos projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos

Além das ações agendadas, o programa Arte de Toda Gente ganha uma mesa temática no Festival do Conhecimento da UFRJ

Funarte e UFRJ divulgam novas atrações dos projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos Atrações do Projeto Arte de Toda Gente – Foto: divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta os destaques do Projeto Arte de Toda Gente, de 12 a 16 de julho. A segunda edição do Festival do Conhecimento da UFRJ exibe a mesa Cultura e Tecnologia para a Universidade do Futuro, que faz referência ao trabalho que está sendo realizado com a Fundação. Um seminário encerra a segunda turma do curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, com os professores Daina Leyton, Diele Santo, Angélica Dias e Patrícia Dorneles. O professor Robson Xavier ministra oficinas do curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo. Também vai ao ar nesta semana o Concerto Sinos nº 3, da segunda temporada da série.

O programa Arte de Toda Gente, on-line e gratuito, reúne cursos, debates e apresentações, relacionados a várias linguagens artísticas, exibidos em vídeos, no canal homônimo e também nos sites dos projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos. A curadoria é da Escola de Música da UFRJ. As atividades ficam disponíveis para acesso após as exibições.

 

Um Novo Olhar (UNO)

 

Professora Diele Santo ministrando seu curso – Foto: divulgação

 

Os participantes do curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo podem acessar a vídeo-oficina ministrada pelo professor Robson Xavier desde segunda-feira, dia 12 de julho. A atividade é restrita a inscritos, em plataforma fechada. Também já está disponível, para o público em geral, no canal do programa no YouTube, o seminário on-line de encerramento das ações da segunda turma do curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade. O objetivo do encontro é permitir interação entre os professores e participantes e, ainda, tirar as dúvidas mais recorrentes sobre os conteúdos. O evento contou com a participação da professora conteudista do curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, Daina Leyton; da professora Diele Santo, convidada do mesmo curso; da coordenadora acadêmica da série de cursos Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão, Patrícia Dorneles; e da gestora em EAD da citada série de cursos, Angélica Dias.

 

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

 

Regente Mateus Araujo no Theatro da Paz (PA) – Foto: divulgação

 

No dia 16 de julho, sexta-feira, vai ao ar o Concerto Sinos nº 3, da segunda temporada da série. O programa traz a Brasiliana nº 4, de Alexandre Schubert, e a Suíte nº 3, de Mateus Araujo. A interpretação é da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Tobias Volkmann e Mateus Araujo. O terceiro evento da Temporada 2021 da série Concertos Sinos apresenta duas obras inéditas, especialmente encomendadas para o Repertório Sinos aos compositores Alexandre Schubert e Mateus Araujo. Brasiliana nº 4 tem quatro movimentos, que simbolizam a diversidade da música brasileira. O primeiro é um Maxixe, dança carioca do início do século XX. Segue com uma Cantiga e com a Toada dos Navegantes, que remete aos pescadores caiçaras, e termina com uma Bossa. Já a Suíte nº 3, de Mateus Araujo, tem por subtítulo Brincadeiras de rua. É inspirada nos jogos que as crianças se divertem ao ar livre, com Amarelinha, Bola de gude, Esconde-esconde e Ciranda, encerrando com uma animada partida de Futebol.

Confira o programa do Concerto Sinos nº 3:

Alexandre Schubert – Brasiliana nº 4

Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ / Regência: Tobias Volkmann

1 – Maxixe

2 – Cantiga

3 – Toada dos Navegantes

4 – Bossa

Mateus Araujo- Suíte nº 3-Brincadeiras de rua

 1 – Amarelinha

2 – Bola de gude

3 – Esconde-esconde

4 – Ciranda

5 – Futebol

 

Bossa Criativa e demais projetos do Arte de Toda Gente marcam presença no Festival do Conhecimento UFRJ

 

Festival do Conhecimento da UFRJ – Foto: divulgação

 

Entre os dias 12 e 16 de julho, a UFRJ realiza a segunda edição do Festival do Conhecimento UFRJ, com o tema Futuros Possíveis. A proposta deste ano é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente. Estão na programação: 500 atividades ao vivo, 700 gravadas e a expectativa de 30 mil participantes. O evento reúne cientistas, lideranças, artistas e a comunidade universitária, para pensar o presente e o futuro. Além das rodas de conversa, o Festival tem apresentações culturais.

Estão confirmadas as presenças do líder indígena Ailton Krenak, do ator Lázaro Ramos, da youtuber Nath Finanças, da ministra do STF Carmen Lúcia e da cantora Teresa Cristina. Participam das mesas virtuais professores e pesquisadores da UFRJ e de demais instituições brasileiras. Nomes como o da engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac (vacina contra a covid-19); do epidemiologista Roberto Medronho e do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, ambos da UFRJ; Paulo Lee Ho, do Instituto Butantan; Marco Krieger, da Fiocruz; e Sidarta Ribeiro, da UFRN, também participam.

O programa Arte de Toda Gente, realizado pela Funarte em parceria com a UFRJ, será representado no encontro deste ano, no painel temático Cultura e Tecnologia para a Universidade do Futuro, na quarta-feira, 14 de julho, das 17h às 19h. Ele vai discutir as tecnologias digitais e a produção cultural na atualidade, por meio da experiência com o programa. A mesa de debates contará com a presença do presidente da Funarte Tamoio Athayde Marcondes; do coordenador do projeto Sinos, André Cardoso; e da coordenadora do projeto UNO, Maria José Chevitarese.  A mediação será feita pelo coordenador geral dos projetos do Arte de Toda Gente, Marcelo Jardim.

Saiba mais sobre o Festival do Conhecimento da UFRJ, aqui

Arte de Toda Gente

O programa Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ, reúne os projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos, que envolvem diferentes áreas, como música, patrimônio cultural, artes visuais, teatro, canto coral, ópera e circo. Conta com artistas, convidados, especialistas e professores de todo o Brasil. Promove shows, palestras, cursos de capacitação e ações pedagógicas inclusivas, por meio de plataformas gratuitas e on-line.

 

Programa Arte de Toda Gente

Projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acesse os vídeos no canal do programa: youtube.com/artedetodagente

Leia mais sobre os projetos que compõem a iniciativa, nos sites abaixo:

Bossa Criativa: bossacriativa.art.br

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos): sinos.art.br

Um Novo Olhar (UNO): umnovoolhar.art.br

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente