Início do conteúdo
Notícias Funarte busca investimentos para o interior do país

Funarte Notícias

Publicado em 1 de fevereiro de 2021

Funarte busca investimentos para o interior do país

Funarte busca investimentos para o interior do país Fotos: banco de imagens

A Fundação Nacional de Artes – Funarte vai incrementar a economia criativa das cidades do interior do Brasil. Para isso, o pontapé inicial já foi dado, logo no primeiro mês de 2021, com uma série de visitas feitas pelo presidente da Fundação, Lamartine Barbosa Holanda, a municípios do estado de São Paulo. A iniciativa faz parte de um apanhado de ações estratégicas que visam a aumentar o escopo de atuação da Funarte.

Em janeiro, Lamartine debateu parcerias com institutos, prefeituras e secretarias de cultura, passando pelas cidades de São José dos Campos, Piracicaba, Sorocaba, Embu das Artes e Taboão da Serra. Ele prometeu ir, ainda, a Santa Isabel, também no interior do estado de São Paulo, nas próximas semanas.

Apesar de ter sido instituída como nacional, atualmente o trabalho da Funarte se dá por meio das regionais, localizadas nas capitais do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais e do Distrito Federal. Agora, a ideia é manter o que já vem sendo feito nos grandes centros do país e ampliar para municípios menores – que necessitam de mais incentivos para desenvolver programas de arte e cultura.

Sobre isso, em entrevista ao jornal “A Tribuna Piracicabana”, o presidente Lamartine comentou que uma das formas de levar esses projetos para o interior é transformando municípios com potencial cultural, como Piracicaba, em capacitadores de cidades menores do entorno; e destacou também que, mesmo durante a pandemia, a Fundação tem planejado e estruturado a economia criativa. Um dos exemplos disso são os programas de qualificação de produtores culturais, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ainda de acordo com o presidente Lamartine, sua gestão está empenhada em colocar a Funarte para atuar em todas as regiões do país. Essa é uma das diretrizes principais do trabalho para este e os próximos anos. “A nossa instituição é de todos os brasileiros”, finalizou.

A Funarte é o órgão do Governo Federal cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país.

Texto: Marina Rocha
Edição: Marcelo Mavignier

Funarte