Início do conteúdo
Agenda Funarte SP ConectArte 2020 Festival – Espetáculo musical: ‘Cara’

Agenda cultural

Publicado em 8 de dezembro de 2020

Funarte SP ConectArte 2020 Festival – Espetáculo musical: ‘Cara’

Funarte SP ConectArte 2020 Festival – Espetáculo musical: ‘Cara’

Com João Pinheiro 

Sala Guiomar Novaes

Transmissão pelo canal do Youtube da Funarte. Estreia dia 21/12, segunda-feira, às 21h. Vídeo disponível a partir da estreia.

O cantor e compositor João Pinheiro apresenta, em formato acústico, canções autorais, como Um abraço e nada maisLapsos e Giro, Giro, Giro, além de parcerias com Fred Martins (Cabe ninguém), Leco Alves (Quando você não me procura), Jacinto Corrêa (Há dias em que ser eu é quase um crime), Elisa Queirós (Por aqui), Dhenni Santos (Mil anos-luz) e Magali (Toda vez que eu fico com você). Também estão no repertório Vale de lágrimas, de Lulu Santos, e No ordinary love, de Sade Adu.

Sobre o artista

Cantor e compositor, João Pinheiro iniciou sua carreira artística em 1991, quando substituiu a cantora Leila Pinheiro no projeto Sextas musicais, da Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (Rio de Janeiro). Em seguida, realizou shows de abertura para Baby do Brasil, Claudio Nucci e Ithamara Koorax. Em 1998, participou do projeto Humaitá pra Peixe, no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ). No mesmo ano, abriu a série de programas Novos talentos, da Rádio MEC (RJ). 

Seu primeiro CD, Brasilidad, foi lançado em 1999, no Teatro Rival (RJ), tendo como convidadas a cantora Beth Carvalho e a poetisa Elisa Lucinda. O show foi levado aos palcos de Paris, nas Galeries Lafayette, em um projeto de arte latino-americana. João Pinheiro apresentou-se também no Itaú Cultural (SP) e no Sesc-SP, nas unidades Pompéia, Pinheiros, Santo André e Teresópolis. No Sesc Flamengo (RJ), cantou no projeto 100 anos de Ary Barroso, ao lado de Elza Soares e Eduardo Dusek. 

Seu segundo CD, João canta Sade (Saladesom, 2007) – eleito “a trilha sonora do verão” pela revista Vogue – faz uma releitura das músicas de Sade Adu, com ritmos de samba, bossa, tango, afoxé e ciranda. Em 2012, foi convidado a participar do CD Singelo tratado sobre a delicadeza, da cantora e compositora paraibana Socorro Lira e, em 2014, lançou seu terceiro álbum, Julho. Também integrou projetos no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ), no BNDES (RJ), na Petrobras (RJ), em Furnas (RJ) e no Canecão, ao lado de Emílio Santiago, Luiz Melodia e Sandra de Sá.

Atualmente está em fase de pré-produção do seu quarto CD, com composições inéditas em parceria com Fred Martins, Christovam Chevalier, Jorge Salomão, Fábio Cadore, Dhenny Santos e Elisa Queirós.

Ficha técnica

Voz: João Pinheiro | Violão e Guitarra: Norberto Vinhas

Acesse aqui o canal do Youtube da Funarte

Saiba mais

Funarte SP ConectArte 2020 Festival

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Produção: Funarte SP