Início do conteúdo
Editais/Chamamentos Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021

Editais/Chamamentos Inscrições abertas

Publicado em 2 de junho de 2021

Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021

Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021 (Reprodução / Ibermúsicas)

Estão abertas as inscrições para os editais do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas 2021. A iniciativa, financiada atualmente por 14 países, tem a Fundação Nacional de Artes – Funarte como representante no Brasil. As três convocatórias anunciadas vão contemplar composições e projetos musicais on-line de países ibero-americanos.

O Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021 tem o objetivo de promover a criação e estreia de música de concerto (acadêmica, erudita e experimental). Para promover o intercâmbio entre compositores e intérpretes, o concurso agrupa os países da região em pares. Os compositores brasileiros, por exemplo, devem inscrever projetos em parceria com grupos musicais da Colômbia. Para cada país membro do Programa Ibermúsicas, será concedido um prêmio, no valor de cinco mil dólares norte-americanos. As inscrições ficam abertas até 1° de outubro de 2021.

O edital, o formulário e instruções para a inscrição estão disponíveis no site do programa, aqui, neste linkInstruções para os outros dois editais do Ibermúsicas lançados neste ano podem ser consultadas no mesmo endereço eletrônico.

O Ibermúsicas é um programa internacional de cooperação multilateral, dedicado exclusivamente às artes musicais. Seu objetivo é promover a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimular a formação de novos públicos na região e expandir o mercado de trabalho para os profissionais do setor. A iniciativa preza pela riqueza da música regional, com base no talento de seus criadores, intérpretes, pesquisadores e demais atores do ecossistema musical ibero-americano.

Atualmente, o Ibermúsicas é formado por 14 países, que o financiam: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Desde 2012, a Fundação Nacional de Artes – Funarte representa o Brasil.

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, capital do Paraguai, em novembro de 2011. Está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib).

Mais informações no Brasil
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música | Coordenação de Música Popular
cemus@funarte.gov.br

Informações

Inscrições abertas: Fique atento ao prazo final e inscreva-se a tempo. Estamos esperando seu projeto.
Inscrições Início: 01/06/2021 Término: 01/10/2021