Início do conteúdo
Editais/Chamamentos Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020

Editais/Chamamentos

Publicado em 22 de janeiro de 2020

Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020

Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 Painel Funarte de Bandas de Música 2011 – Ponta de Pedras (PA)

Edital público de alcance nacional, que promove a distribuição de instrumentos musicais de sopro

NOVO CRONOGRAMA DO EDITAL SERÁ DIVULGADO OPORTUNAMENTE

A Fundação Nacional de Artes, por meio de seu Centro da Música, informa que, devido à pandemia da Covid-19, fica prorrogado o prazo para verificação dos projetos que irão concorrer ao Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 – referente à etapa de habilitação do processo seletivo. Sendo assim, as próximas datas do cronograma do edital ficam sem efeito. Um novo cronograma do processo seletivo será disponibilizado oportunamente.

________________________________________________

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 8 DE ABRIL

A Fundação Nacional de Artes – Funarte prorrogou as inscrições para o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 até 8 de abril. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, dia 10 de março.

A seleção, em âmbito nacional, tem como objetivo distribuir gratuitamente 790 instrumentos de sopro para 158 conjuntos musicais, que sejam denominados “banda de música”, “banda municipal”, “banda sinfônica”, “banda de concerto”, “banda filarmônica”, “sociedade musical” e orquestra de sopro. A finalidade é realizar a ampliação ou reposição do instrumental desses grupos.

O edital integra o Projeto Bandas de Música, programa permanente da Funarte para incentivo aos conjuntos musicais instrumentais desse tipo. O investimento total é de R$ 5.475.050,20.

Não poderão participar do processo seletivo bandas de música beneficiadas com recursos oriundos das emendas parlamentares e pelos órgãos estaduais de cultura nos anos de 2018 e 2019; tampouco “fanfarras” ou “bandas marciais” ligadas ou não a instituições do ensino regular público ou privado, “bandas de pífanos”, “bandas de rock”, “big-bands”, bem como conjuntos musicais assemelhados, conjuntos musicais de instituições religiosas, bandas militares e bandas de instituições de segurança pública.

A avaliação para o processo seletivo terá os seguintes critérios: qualificação da banda de música; clareza na exposição das necessidades da banda de música; viabilidade prática do projeto; histórico da banda; e qualificação do regente da banda. Cada proponente poderá escolher até cinco instrumentos, entre: um bombardino em Sib, um bombardão tuba ¾ em Sib, um clarineta 17 chaves em Sib, um saxofone alto em Mib, um saxofone tenor em Sib, um trompete em Sib, um trombone de vara em Sib, uma flauta transversa em Dó e uma trompa cromática em Fá/Sib.

Para inscrever-se o interessado deve preencher o Formulário de Apresentação do Projeto, no link abaixo, juntamente com o material listado no item 6.3 do edital. Esses documentos devem ser enviados pelo correio, via sedex, em um único envelope, para o endereço informado no item 6.2.

Acesse aqui a portaria da prorrogação

Acesse aqui o edital

Acesse aqui o formulário de apresentação do projeto

Acesse aqui a versão certificada da portaria de prorrogação

Acesse o cronograma e demais documentos relativos ao edital na coluna à direita, em Arquivos Relacionados.

Obs.: Por motivos técnicos, os arquivos citados acima foram republicados nesse espaço no dia 7/09/2020. O edital, o formulário de apresentação e a portaria de prorrogação  permaneceram acessíveis até a data por meio dos links no texto.