Início do conteúdo
Notícias Funarte comemora o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, e felicita os profissionais da área

Funarte Notícias

Publicado em 26 de abril de 2021

Funarte comemora o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, e felicita os profissionais da área

Funarte comemora o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, e felicita os profissionais da área Foto: banco deimagens – Tim-Gouw – PIxels

A Fundação Nacional de Artes – Funarte celebra, nesta quinta-feira, 29 de abril, o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É uma homenagem ao nascimento do bailarino e coreógrafo Jean Georges Noverre (29/4/1727 – 19/10/1810). Noverre é considerado o precursor da dança moderna. Ele se destaca também por ter escrito os textos Letters sur la danse , um conjunto de cartas, com reflexões sobre o panorama dessa linguagem artística na época.

A Funarte parabeniza todos os bailarinos, coreógrafos, diretores, professores, técnicos e estudantes de dança.

O trabalho da Funarte na área de dança

Há anos a Fundação Nacional de Artes tem realizado concursos para a área de dança, com prêmios de incentivo, por meio de editais públicos – agora adaptados para ações virtuais.

A Funarte também mantém equipamentos culturais direcionados para essa linguagem: o Teatro Funarte Cacilda Becker, na Zona Sul do Rio de Janeiro; e espaços em suas representações regionais – como a Sala Funarte Klauss Vianna, em Brasília, e a Sala Renée Gumiel, na Capital Paulista.

O coordenador de dança da Funarte, Fabiano Carneiro, comenta: “Em meio à pandemia de covid 19, não medimos esforços e lançamos o Prêmio Funarte Acessibilidança 2020, um edital inédito, no qual foram contemplados 25 projetos, das cinco regiões do Brasil. Esse prêmio, extremamente significativo, vai ao encontro da meta 29 do Plano Nacional de Cultura (PNC), garantindo que as pessoas com deficiência possam usufruir dos espaços culturais, acervos e atividades, oferecendo bens e ações de cultura, em formatos acessíveis. Também realizaremos o Festival Funarte Acessibilidança, com lançamento planejado para o mês de maio. No evento, serão apresentados, virtualmente, os projetos com foco na acessibilidade e inclusão contemplados no edital, além de encontros”.

A instituição desenvolve, ainda, o Cadastro Nacional de Dança – acessível no Portal da casa. Nele estão listadas companhias e profissionais de vários setores da cadeia produtiva do segmento.

A Funarte também representa, no Brasil, o Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena), iniciativa internacional que congrega, atualmente, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Projetos brasileiros de dança e de outras linguagens cênicas podem participar das convocatórias do fundo.

O Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) – Funarte mantém, ainda, acervo sobre as várias linguagens relacionadas à Fundação, inclusive dança. Já a Gerência de Edições da Funarte publica, frequentemente, livros sobre essa segmento artístico.

“A Dança é a arte do movimento e da transformação do corpo da alma. Celebremos 29 de abril, dia mundial da Dança”, conclui o coordenador de dança, Fabiano Carneiro.

Mais informações
www.funarte.gov.br/danca
Coordenação de Dança – Centro de Artes Cênicas – Funarte
danca@funarte.gov.br