Início do conteúdo
Notícias Espetáculo de dança apresenta ‘Maslow’ e ‘Incônscio’ na Funarte MG, dias 27 e 28 de setembro

Funarte Notícias

Publicado em 25 de setembro de 2019

Espetáculo de dança apresenta ‘Maslow’ e ‘Incônscio’ na Funarte MG, dias 27 e 28 de setembro

Espetáculo de dança apresenta ‘Maslow’ e ‘Incônscio’ na Funarte MG, dias 27 e 28 de setembro Coreografias ‘Maslow’ e ‘Inscôncio”. Foto divulgação

A Funarte MG recebe, nos dias 27 e 28 de setembro, espetáculo do Grupo Jovem Arte & Passo que conta com duas coreografias: ‘Maslow’ e ‘Incônscio’. As montagens do grupo mineiro visam revelar a força de jovens coreógrafos mineiros que vêm despontando no cenário nacional com a participação e premiação em festivais e montagens com grupos de renome. Com sessão iniciando às 20h, na sexta-feira e sábado, o espetáculo tem ingressos a preço popular: R$ 10 (inteira).

Sobre as coreografias:

‘Maslow’
A coreografia de Fred Veiga parte do pressuposto de um corpo intrinsecamente desorganizado em busca de autorrealização. “Deparamos com uma atmosfera de questionamentos e sensações provocadas pela sociedade previamente marcada pelo contexto histórico-social. Abraham Maslow através da psicologia organizou nossas necessidades de maneira hierárquica através de uma pirâmide. Segundo Maslow, cada campo de necessidade precisa ser saciado para que outro aconteça, caso contrário há incongruência, isto é, quando todos os campos estiverem de acordo, abre-se espaço para autorrealização”, esclarece o coreógrafo.

‘Incônscio’
Nesta montagem, os coreógrafos Dalton Walisson e Jorge Ferreira trabalham com a significação da palavra para expressar a perda do controle, a falta de estabilidade. “Sinônimo de inconsciente ou subconsciente, nos instiga a entender a parte mais profunda da nossa mente, da qual não temos controle. É, porém, a parte que nos controla. Até que ponto somos afetados pela sociedade? Seu corpo sendo controlado por um pensamento? São muitos os questionamentos que guiaram essa pesquisa coreográfica’, explicam.

Sobre o Grupo Jovem Arte & Passo
O grupo foi criado pelas bailarinas e coreógrafas Liana Sáfadi, Juliana Reis e Eliatrice Gischewski, em fevereiro de 2015, com o intuito de incentivar a formação artística de jovens bailarinos na área da dança, nas técnicas de ballet clássico, dança contemporânea e jazz. Atualmente é formado por 13 bailarinos, com idades entre 17 e 27 anos, e vem se destacando em grandes festivais e concursos nacionais e internacionais, com premiações, conquistas de bolsas de estudos para outros países, bailarinos aprovados em companhias de renome (Cisne Negro Cia de Dança – SP/Brasil, Projeto Mov_Ola – SP/Brasil, Cia Mário Nascimento – MG/Brasil, Lamondance – Canadá), além de atuarem como bailarinos convidados em trabalhos independentes de Cassi Abranches (Ex-bailarina do Grupo Corpo) e em espetáculos de escolas de Belo Horizonte e Viçosa (Ballet Yara Araújo, Espaço Integrado de Artes, Escola Baillare, Cia Ide).

Ficha técnica
Direção Geral e Artística: Liana Sáfadi
Assistente de Direção: Eliatrice Gischewski
Ensaiadores: Eliatrice Gischewski e Fred Veiga
Figurinos: Denise Kelli
Professores: Beatriz Fonseca, Eliatrice Gischewski, Liana Sáfadi, Fred Veiga e Nelson Brunon
Bailarinos: Ana Luiza Amêndola, Ana Luiza Hamzi, Airon Gischewski, Clarice Costa, Clarissa Aburachid, Gabriel Pinter, Julia Alves, Letícia Vinhal, Lucas Rocha, Maria Carolina Vieira, Marianna Lobato, Phelippe Moreira, Silas Henrique

Serviço
Data 27 e 28 de setembro (sexta e sábado), às 20h
Ingressos: R$10 (inteira)
Local : Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte – MG