Início do conteúdo
Notícias Dança unida a videoarte em “Kairós”, no RJ

Funarte Notícias

Publicado em 13 de julho de 2011

Dança unida a videoarte em “Kairós”, no RJ

No Teatro Cacilda Becker, bailarinos interagem com a tecnologia digital

O espetáculo “Kairós”, que une dança e tecnologia digital interativa, está em cartaz no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, para três apresentações, de 15 a 17 de julho. A montagem da Companhia Independente de Dança, do Ceará, contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010, vem pela primeira vez ao Rio de Janeiro.

A obra propõe uma reflexão sobre o corpo e sua relação com o tempo. A coreografia surgiu a partir da ideia dos gregos antigos, que criaram duas palavras para designar tempo: “Kronos” o tempo cronológico, objetivo, e “Kairós”, o tempo da criação, subjetivo. No espetáculo, o corpo ora se movimenta em um, ora em outro. “Kairós é o momento indeterminado, dos acontecimentos especiais. É o tempo existencial, que não pode ser medido. Nele, um dia pode valer mil anos, e vice-versa”, explica a diretora Lúcia Machado. A montagem apresenta o dualismo dos conceitos de tempo como elemento da contemporaneidade. O trabalho também recebeu o Prêmio de Manutenção de Grupo (2010/2011), da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Na montagem, a Companhia Independente de Dança se vale das novas tecnologias digitais, que capturam e projetam imagens de corpos. A técnica cria cenas e personagens virtuais, que interagem com os bailarinos e com o espectador. Através de um programa de computador, específico para arte digital, o videoartista Pedro Parente trata as imagens e as manipula, em tempo real. O analista de programação comenta que um dos objetivos dos artistas de mídia interativa é criar ambientes com vários usuários, onde estes possam transformar as narrativas.

A Companhia Independente, formada em 2006 em Fortaleza, tem como objetivo principal criar obras contemporâneas, que tragam reflexões sobre as estéticas atuais, com propostas próprias e diversificadas. Desde 2008, o grupo faz experiências de interação com o corpo dos dançarinos e a tecnologia digital. Os trabalhos são desenvolvidos através de diálogos entre bailarinos, coreógrafos, diretores e videoartistas.

“Kairós”
Espetáculo de dança e tecnologia digital interativa
Da Companhia Independente de Dança (Fortaleza – CE)
De 15 a 17 de julho, sexta, sábado e domingo
Sexta e sábado às 20h; domingo, às 19h
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010

Teatro Funarte Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2265-9933

Ingressos: R$10 e R$ 5 (meia-entrada)
Horário da bilheteria: quarta-feira a domingo, das 15h às 20h
Direção: Lúcia Machado
Arte digital: Pedro Parente
Elenco: Cláudia Pires, Elane Fonseca, Luzia Nárgila e Silvana Marques
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: livre
Capacidade do teatro: 186 lugares

Mais informações: www.ciaindependente.art.br