Início do conteúdo
Notícias Alunos formados pela Escola Nacional de Circo da Funarte destacam-se pelo mundo

Funarte Notícias

Publicado em 13 de junho de 2019

Alunos formados pela Escola Nacional de Circo da Funarte destacam-se pelo mundo

Cirque Du Soleil, dos EUA, Institut National des Arts du Music-Hall, da França, além do Circo Turma da Mônica, do Brasil, vão ter os novos profissionais em seu elenco

Alunos formados pela Escola Nacional de Circo da Funarte destacam-se pelo mundo Escola Nacional de Circo – Foto: Micael Bergamaschi

Os alunos Vanessa Callado, Iago Richard e Vinicius Marques, formados pela Escola Nacional de Circo, são destaques em instituições no Brasil, EUA e França. Eles se qualificaram no Curso Técnico em Arte Circense 2017-2019. A ENC da Funarte prepara artistas profissionais, não apenas para atuar em circos itinerantes de lona, mas também nos mais diferentes setores das artes e segmentos culturais. A Escola Nacional de Circo está localizada na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Em março de 2018, a equipe de criação e casting do Cirque du Soleil realizou uma audição na Escola Nacional de Circo, após dez anos sem fazer os testes no Brasil. A companhia estava em busca de profissionais em diversas modalidades: aéreo, chão, acrobacias solo, paradas de mão, malabares, trampolim, entre outras, além de futebol freestyle e slackline. Após a seleção, dois alunos e sete profissionais formados pela ENC foram aprovados para o elenco do Soleil. Entre os alunos selecionados pela companhia, está Vanessa Callado.

A artista participou do espetáculo de formatura O Bom Café, em maio desse ano, durante a II Bienal da ENC. Recentemente, Vanessa Callado embarcou para Chicago (EUA) para integrar o elenco de Volta, espetáculo do Soleil. Já o aluno Iago Richard, que encenou a montagem de formatura A Travessia, também pela Bienal da Escola, foi selecionado para fazer parte do casting do espetáculo Brasilis, do Circo Turma da Mônica. A companhia está em cartaz na cidade de São Paulo e fará uma turnê pelas principais capitais brasileiras.

Vinicius Marques também integrou o elenco do espetáculo de formatura O Bom Café, juntamente com Vanessa Callado. O jovem foi aprovado para um ciclo de formação profissional artística, com a duração de dois anos, no Institut National des Arts du Music-Hall, em Le Mans, na França.

Saiba mais sobre a Escola Nacional de Circo e o Curso Técnico em Arte Circense, aqui