Início do conteúdo
Notícias Vídeos da exposição fotográfica ‘Arte em confinamento’ e de oficinas estão na agenda do Arte de Toda Gente

Funarte Notícias

Publicado em 20 de abril de 2021

Vídeos da exposição fotográfica ‘Arte em confinamento’ e de oficinas estão na agenda do Arte de Toda Gente

Iniciativa, em parceria da Funarte com a UFRJ, inclui os projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos

Vídeos da exposição fotográfica ‘Arte em confinamento’ e de oficinas estão na agenda do Arte de Toda Gente Da esq. para a dir., de cima para baixo: imagem que integra a mostra “Arte em Confinamento” (de Louise D’Elia); Ernesto Nazareth (EBC); Pedro Bittencourt (Felipe Varanda); mais uma imagem do “Arte em Confinamento” (Daniel Calvet)

Entre os dias 19 a 23 de abril, novos vídeos do Programa Arte de Toda Gente, programa em parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estão planejados para exibição on-line, com acesso gratuito. Entre as atrações, destaca-se uma exposição fotográfica; oficinas sobre música e empreendedorismo nessa área e, também, sobre educação artística, para ensino direcionado a pessoas com deficiências.

O Arte de Toda Gente inclui os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Relacionados a várias linguagens artísticas, os cursos e outras atividades do programa são exibidos em vídeos, no canal do Arte de Toda Gente e nos sites dos três projetos que o integram (abaixo). A exposição em vídeo Arte em Confinamento reúne trabalhos realizados no Curso de Fotografia ligado ao programa. Outras atrações da semana são: o curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo; além de oficinas de qualificação na área musical. A iniciativa conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ.

Alguns vídeos da semana

Na segunda-feira, 19 de abril, foi publicado o vídeo com o oitavo módulo da Oficina de Empreendedorismo em Música, com o tema Startups, as empresas de internet: postagem para redes sociais. Nos dez vídeos da oficina, o músico e professor Eduardo Pereira aborda conceitos, técnicas, conteúdos e ferramentas que podem auxiliar a gestão da carreira musical. Também mostra os caminhos para a definição de um modelo de negócio, para pessoa física ou jurídica. Os módulos em vídeo são publicados semanalmente.

Ernesto Nazareth (imagem: EBC)

Na terça-feira, 20 de abril, foram publicados conteúdos da Série Casa do Choro: o 14º vídeo da oficina 8 com, no qual Álvaro Carrilho e Maurício Carrilho falam sobre o choro Sentimento Carioca; e o quarto vídeo do módulo Personagens do Choro, da Oficina Princípios do Choro, com Paulo Aragão falando sobre o pianista e compositor Ernesto Nazareth (imagem ao lado), considerado um dos maiores clássicos da música brasileira.

 

Um Novo Olhar (UNO)

Está no ar a exposição em vídeo Arte em Confinamento, composta pelos trabalhos finais do Curso de Fotografia, ministrado pelos professores Pedro Teixeira e Diogo Alves – integrante dos projetos Um Novo Olhar e Bossa Criativa, em parceria com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF-CECPLP). O vídeo apresenta 41 fotografias produzidas pelos alunos, que assistiram às oficinas entre 2 e 17 de dezembro de 2020.

Na segunda-feira (19), também foi ao ar o quarto vídeo do curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo. A atividade é toda realizada em plataforma externa, com acesso exclusivo a alunos matriculados.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

A sexta vídeo-oficina de violoncelo do Curso Pedagogia das Cordas também foi disponibilizada nesta segunda-feira. Nela, André Micheletti, fala sobre como fazer uma introdução ao uso do arco. Na terça, como parte do Projeto Espiral, foi liberado o primeiro vídeo do curso de saxofone, sobre postura corporal, com o professor Pedro Bittencourt. Na quarta-feira, serão publicadas, na mesma série, as vídeo-oficinas de números: dois (Escolha do saxofone e seus acessórios), três (Limpeza e manutenção do instrumento) e quatro (Respiração nos saxofones). Na quinta-feira, dia 22, serão divulgados mais dois vídeos, com Pedro Bittencourt: o quinto (Embocadura nos saxofones) e o sexto (Fundamentos da emissão sonora).

Pedro Bittencourt. Foto: Felipe Varanda

“Vamos aprender resumidamente as bases do saxofone clássico (ou sinfônico), suas principais técnicas e métodos para poder tocar todo o repertório. Vamos então estudar os caminhos para dominar o saxofone e poder fazer muita música!”, explica Pedro Bittencourt, saxofonista, pesquisador e diretor artístico, dedicado às modalidades musicais de concerto e contemporânea. Ele é professor adjunto, em dedicação exclusiva, de Saxofone do Departamento de Sopros da Escola de Música da UFRJ; e professor e pesquisador dos programas PPGM/UFRJ e Promus/UFRJ. É diretor do Conjunto de Sax da UFRJ e, entre outras atividades, no Brasil e no exterior, é o fundador, diretor-artístico e saxofonista do Abstrai Ensemble – grupo dedicado à música de câmara contemporânea.

Programa Arte de Toda Gente

Projetos
Bossa CriativaUm Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acesse os vídeos no canal do programa: youtube.com/artedetodagente

Leia mais sobre os projetos que compõem a iniciativa, nos sites:

 

Com informações da assessoria de comunicação do Programa Arte de Toda Gente