Início do conteúdo
Notícias Vera Martins ocupa a Galeria Mário Schenberg da Funarte, em São Paulo

Funarte Notícias

Publicado em 19 de outubro de 2011

Vera Martins ocupa a Galeria Mário Schenberg da Funarte, em São Paulo

Em “Pintura por desconstrução”, fios retirados de uma tela desfeita compõem o instrumento da artista

Vera Martins ocupa a Galeria Mário Schenberg da Funarte, em São Paulo Foto: Rômulo Fialdini

A partir deste sábado, 22 de outubro de 2011, a Galeria Mário Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo exibe diariamente a obra “Pintura por desconstrução”, da paulistana Vera Martins. A abertura da mostra é, também, o encerramento de um trabalho continuado da artista, que durante 20 dias imprimiu nas paredes da galeria, com chicotes formados a partir de fios de telas de pintura desfeitas, a cadência do seu próprio movimento corporal.

Segundo Vera, uma característica marcante neste trabalho é a grande tensão que se estabelece durante o processo de impor a uma superfície (no caso, as paredes da Funarte) a marca do fio, transformado em chicote e mergulhado em têmpera acrílica. Nesta trajetória, as linhas surgem e se cruzam, numa ação em que o movimento da artista é fundamental.

“A intensidade da batida é o gesto que fica”, define Vera. “Em meu percurso nas artes plásticas, há cerca de 25 anos venho produzindo uma obra onde questões como vida, morte e sexualidade se apresentam nas pinturas, objetos e instalações”, explica.

Entre os anos de 2008 e 2010, Vera Martins foi convidada a expor este mesmo projeto para alunos de pós-graduação e adolescentes de duas instituições de ensino na Alemanha – a Universidade de Siegen (Siegen) e o colégio Stift Keppel (Hilchenbach), com o apoio do programa de intercâmbio do Ministério da Cultura (MinC). A exposição já visitou, também, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e o Céu da Paz na Vila Brasilândia, periferia da capital. Mais recentemente, o trabalho de Vera Martins passou a ocupar também, em caráter permanente, o prédio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), no bairro paulistano de Pinheiros.

“Pintura por desconstrução” é um dos seis projetos selecionados por meio do Prêmio de Arte Contemporânea 2011 para ocupar as galerias da Funarte em São Paulo nos próximos meses, com exposições que tenham o objetivo de estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências em suas variadas modalidades de manifestação, além de promover a difusão, o fomento, a reflexão, a produção artística e o intercâmbio no campo das artes visuais. Foram premiados também, nesta edição, para ocupar as galerias da Funarte São Paulo, os artistas Carla Dias Caffé Alves, Lea van Steen Silveira Mello, Carla Chaim, Julia Kater, Marcia de Moraes, Maria Beatriz de Medeiros e Tatewaki Nio.

A ocupação de Vera Martins ficará na Funarte até 20 de novembro de 2011, e será acompanhada de oficinas gratuitas e de visitas ao ateliê da artista, a poucas quadras do Complexo Cultural Funarte SP. Já está marcado para o dia 18 de novembro, também, o lançamento do catálogolivro da exposição e uma mesa de debates com a participação da artista, do crítico de arte Agnaldo Farias e convidados

__________________

“Pintura por desconstrução” – Exposição de Vera Martins

Inauguração: 22 de outubro | Sábado, 16h

De 23 de outubro a 20 de novembro | Diariamente, das 14h às22h

Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Mário Schenberg. Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Gratuita

Mesa de Debates e lançamento de catálogolivro da exposição

Com: Vera Martins, Agnaldo Farias e convidados

18 de novembro | Sexta, às 20h

Entrada franca

Saiba mais sobre Vera Martins aqui