Início do conteúdo
Notícias Site conectará projetos de ocupação a espaços disponíveis

Funarte Notícias

Publicado em 11 de março de 2013

Site conectará projetos de ocupação a espaços disponíveis

Projeto A.E.T. [Ativador de Espacialidades Temporárias] oferece oficinas gratuitas. Proposta vai aproximar pessoas com ideias para ocupação de espaços, donos dos locais e eventuais colaboradores

Site conectará projetos de ocupação a espaços disponíveis

São Paulo recebe as oficinas gratuitas do projeto A.E.T. [Ativador de Espacialidades Temporárias] entre os dias 11 e 15 de março. Os encontros acontecem no espaço Phosphorus, no bairro da Sé. O a.e.t. é um site que funcionará como uma plataforma virtual, destinada à colaboração e negociação entre pessoas que dispõem de espaços; candidatos que proponham alguma atividade a ser realizada, e eventuais colaboradores e financiadores de tais propostas. A iniciativa foi contemplada no Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição. Outras três capitais – Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro – já receberam as oficinas. Cuiabá e Palmas serão as próximas cidades contempladas com a ação do projeto A.E.T.

Através da plataforma digital, espaços como terrenos vagos; casas que não estejam ocupadas; construções abandonadas; quintais; lajes; muros; garagens; estacionamentos; e vários outros tipos de espaços podem ser transformados temporariamente em áreas de lazer, festas, bibliotecas, locais de trocas, apresentações artísticas, e até cultivos de vegetais e criações de animais, associadas à arte, entre outras possibilidades.

Ao todo, serão realizadas oficinas com duração de cinco dias, em dez capitais, duas de cada região brasileira. Há 20 vagas para cada uma. No trabalho, o artista visual Breno Silva (proponente do projeto a.e.t.) vai ensinar aos participantes a usar a ferramenta digital e desenvolver, juntamente com eles, propostas para usos temporários de espaços diversos e estratégias de viabilização das ideias; serão, ainda, promovidos intercâmbios entre as cidades envolvidas. As oficinas são direcionadas a artistas, arquitetos e estudantes, mas também abertas a interessados de qualquer área.

A Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição permitirá a realização de 30 propostas, durante o primeiro semestre de 2013. A ação é realizada pelo Centro de Artes Visuais da Funarte.

Projeto A.E.T. [Ativador de Espacialidades Temporárias]

Agenda

Porto Alegre – 18 a 22 de fevereiro
Florianópolis – 23 a 27 de fevereiro
Rio de Janeiro
– 4 a 8 de março, das 18h às 20h – Studio X (Praça Tiradentes, 48, Centro, Rio)
São Paulo –  11 a 15 de março – Phosphorus (Rua Roberto Simonsen, 108, Sé, São Paulo)
Cuiabá – 19 a 22 de março, das 18h às 20h – Sesc Arsenal (Rua 13 de junho, s/n, Centro, Cuiabá)
Palmas
– 25 a 29 de março, das 18h às 20h – Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes (Palmas)
Brasília
– 8 a 12 de abril
Salvador
-15 a 19 de abril
Fortaleza
– 27 a 31 de maio
Belém
– 10 a 14 de junho

Inscrições e informações aqui

Mais informações através do e-mail: ativadorcontato@gmail.com

Sobre o proponente do projeto e ministrante das oficinas
Breno Silva é artista visual, arquiteto, urbanista e professor de escolas de arquitetura. Realiza trabalhos colaborativos, promovendo arte urbana experimental, como o trabalho Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Experimental (2005 – Belo Horizonte / 2008- Fortaleza); vídeos e exposições como Panorama da arte brasileira – Itinerâncias Itinerários – MAM-SP (2011); cursos livres e oficinas sobre alternativas de usos para as cidades, como Espacialidad de la experiência (2012 – México D.F.); palestras, debates e publicações sobre ocupações urbanas experimentais. Doutorando em Processos urbanos contemporâneos – PPGAU-UFBA.

A.E.T. [Ativador de Espacialidades Temporárias]
Projeto contemplado na Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição