Início do conteúdo
Notícias Sala Nordeste inaugura ‘Porção’, de Carolina Paz

Funarte Notícias

Publicado em 17 de janeiro de 2014

Sala Nordeste inaugura ‘Porção’, de Carolina Paz

Individual da artista paulistana foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013

Sala Nordeste inaugura ‘Porção’, de Carolina Paz

Porção, exposição individual da artista Carolina Paz, será aberta ao público, na terça-feira, 21 de janeiro, às 19h, na Sala Nordeste da Funarte, no Recife (PE).

No projeto, contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, a artista paulistana apresenta uma série de trabalhos recentes, onde dá continuidade à sua pesquisa sobre as possibilidades plásticas de objetos banais e ações cotidianas.

Com curadoria de Douglas de Freitas, a exposição reúne pinturas, escultura, objetos e um vídeo, no qual a artista desloca elementos do cotidiano, e os reposiciona criando certo ruído.

O vídeo Sem Título, de 2011, abre a exposição, mostrando a mesa posta com uma xícara vazia. Aos poucos, açúcar é adicionado a essa xícara e, colherada a colherada, a xícara se enche, apagando toda a cena em açúcar.

Os trabalhos Volta e Átimo são quase miniaturas. Nelas, diminutas pinturas de xícara, em óleo sobre tela, são instaladas em molduras especiais de madeira que lhes conferem solenidade. Em Revelação, pintura, uma mão eleva um tecido. Já Contato vem de uma série de trabalhos nos quais a artista articula com fio dourado várias xícaras, às vezes cheias de café, às vezes vazias, equilibrando-as sobre o próprio peso.

O centro do espaço da exposição é ocupado por Abraço, escultura inédita na qual cem travesseiros de penas de ganso são prensados pelo peso do corpo da artista e amarrados com uma delicada corda dourada.

O público poderá visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h; nos sábados e domingos, das 14 às 17h. Porção fica em cartaz na Sala Nordeste até o dia 28 de fevereiro de 2014.

Porção
Exposição da artista Carolina Paz
Abertura: Terça-feira, 21 de janeiro, às 19h

Local: Sala Nordeste
Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife
Recife (PE)

Visitação:
Segunda a sexta-feira, das 10 às 18h
Sábados e domingos, das 14 às 17h.
Até 28 de fevereiro de 2014.