Início do conteúdo
Notícias Museu de Arte do Rio reabre com exposição de Paulo Werneck

Funarte Notícias

Publicado em 12 de fevereiro de 2021

Museu de Arte do Rio reabre com exposição de Paulo Werneck

Muralista, o artista plástico é tido como um dos maiores nomes brasileiros do mosaico

Museu de Arte do Rio reabre com exposição de Paulo Werneck

Neste mês de fevereiro, o Museu de Arte do Rio (MAR) reabre suas portas com exposição de um dos maiores expoentes nacionais dos mosaicos e reconhecido muralista: Paulo Werneck (1907-1987). Assinada por sua neta, Claudia Saldanha, juntamente com o curador-chefe do museu, Marcelo Campos, a mostra Paulo Werneck – Murais para o Rio apresenta trabalhos que refletem a trajetória do artista. Na exibição, com ingressos a preços populares, o público pode conferir painéis em mosaico, ilustrações, objetos e documentos do ilustrador e artista gráfico.

O conjunto é composto por 140 desenhos originais, fotos e documentos, além de quatro mesas, inteiramente confeccionadas pelo artista, da marcenaria ao mosaico do tampo. Parte desse acervo integrou a mostra Paulo Werneck – Muralista Brasileiro, no Rio de Janeiro (Paço Imperial), em São Paulo, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Claudia mantém exposições frequentes como forma de divulgar a arte de seu avô.

Werneck é conhecido por obras associadas à arquitetura. Seus trabalhos podem ser encontrados no famoso hall do Edifício Marquês do Herval, dos Irmãos Roberto, na Av. Rio Branco (RJ); no Teatro Armando Gonzaga, situado no bairro de Marechal Hermes (RJ); no antigo edifício-sede do Banco Amazonas (DF), e mais diversas obras, boa parte de fácil acesso. Paulo Werneck também colaborou com os mosaicos da Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

Exposição

Paulo Werneck – Murais para o Rio

Curadoria: Claudia Saldanha e Marcelo Campos

MAR — Praça Mauá 5, Centro
Quando: De quinta a domingo, das 11h às 18h (limite de 100 visitantes por hora)
De 11 de fevereiro até agosto
Ingressos: R$ 20
Classificação etária: Livre

Mais informações
Museu de Arte do Rio: (21) 3031 2741

Texto: Marina Rocha
Edição: Marcelo Mavignier

Funarte