Início do conteúdo
Notícias ‘MAR 360°’ apresenta murais de grafite da cidade de São Paulo

Funarte Notícias

Publicado em 6 de abril de 2021

‘MAR 360°’ apresenta murais de grafite da cidade de São Paulo

Museu de Arte de Rua promove passeio temático virtual pela metrópole

‘MAR 360°’ apresenta murais de grafite da cidade de São Paulo Imagem: reprodução do tour virtual

O projeto MAR 360°, do Museu de Arte de Rua de São Paulo, apresenta, em “tour” virtual, mais de quarenta murais de grafite localizados na capital paulista. O site www.mar360.art.br reúne obras com temáticas variadas, espalhadas por diversos bairros da cidade.

O museu é formado por painéis em prédios e muros da capital. Em 2019, mais de 30 obras — em suportes como grafite, estêncil e fotografia — fizeram parte da mostra. Em 2020, mais de 20 obras integraram a exposição a céu aberto. Além de incentivar o desenvolvimento da arte urbana, a edição de 2021 reúne intervenções com temáticas relacionadas à pandemia de covid 19. As obras prestam homenagem a quem atua na linha de frente do combate à doença, ou buscam promover esperança e conforto em meio às dificuldades.

Para que fossem captados em detalhes, os murais foram filmados por um drone, equipado com câmeras de alta resolução. Segundo a Prefeitura Municipal de São Paulo, órgão responsável pelo museu, o objetivo é que o público possa percorrer, por meio da tela dos equipamentos digitais, os mais de cem quilômetros entre as obras de arte.

Os artistas

O trabalho de Speto, considerado um dos principais nomes da arte de rua do Brasil, está entre os grafites escolhidos para o projeto. Influenciado pela cultura hip-hop, ele iniciou sua carreira artística na década de 1980. Sua obra Homenagem a João Gilberto está exposta na Avenida Senador Queirós, no bairro de Santa Ifigênia. Outro participante da exposição, cujo trabalho é avaliado como fundamental para a arte contemporânea brasileira, é Alexandre Orion. Pioneiro da “street art” mundial, ele assina Saudação, um grande mosaico localizado em Cerqueira César, no Instituto do Coração (InCor), em uma parede voltada para a Avenida Rebouças e a Passarela Prof. Dr. Emílio Athiê. O paulistano Mundano, reconhecido internacionalmente, também participa do projeto. O grafiteiro expõe Operários de Brumadinho na Avenida Mercúrio, no centro histórico da Metrópole.

Têm também obras expostas no MAR 360°: Alex Senna; Apolo Torres; Binho + Coletivo X; Binho Ribeiro (Hip Hop); Bueno Caos; Cadumen; Celso Gitahy; Crica Monteiro; Dinas; Enivo; Felipe Morozini; Gamão/Coletivo Kuka; Grupo Vértigo (Colômbia); Hannah Lucatelli; Katia Lombardo; Ludu; Luis Birigui; Luna Buschinelli; Mag Magrela; Mari Mats; Mari Pavanelli; Mauro Neri; Onesto; Os Tupys; Paulo Chavonga; Paulo Ito; Rafa Mon; Rafael Hayashi; Raquel Brust (Giganto); Robinho Santana; Ronah Carraro; Rui Mendes; Simone Siss e Lau Guimarães; Tebas; Thiago Toes; Tikka; Verena Smit; Zezão; e Ziza.

Com informações do Centro de Artes Visuais
Funarte