Início do conteúdo
Notícias Iara Freiberg cria espaço virtual na Galeria Flávio de Carvalho (SP)

Funarte Notícias

Publicado em 14 de janeiro de 2014

Iara Freiberg cria espaço virtual na Galeria Flávio de Carvalho (SP)

Artista subverte arquitetura local com fotografias em lambe-lambe. Entrada franca

Iara Freiberg cria espaço virtual na Galeria Flávio de Carvalho (SP) Exposição ‘Nenhum lugar’, de Iara Freiberg, na Funarte SP

A partir de domingo, 19 de janeiro de 2014, a Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte São Paulo abre ao público a instalação Nenhum lugar, da artista argentino-brasileira Iara Freiberg.

A obra, contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, propõe descaracterizar a arquitetura original do espaço e levar o visitante a uma outra dimensão, imaginária. Esta virtualidade é produzida a partir de ampliações fotográficas dispostas sobre toda a extensão das paredes, por meio da técnica ‘lambe-lambe’ de colagem.

Nenhum lugar amplia e aprofunda o olhar de Iara Freiberg sobre seu principal objeto de estudos: a arquitetura e suas relações com a percepção humana. O trabalho da artista é marcado pelo desenvolvimento de intervenções profundamente ligadas à arquitetura e ao diálogo com espaços específicos. Segundo ela, a introdução de elementos inesperados no espaço real desloca o olhar e cria mudanças na percepção.

A mostra tem entrada gratuita e poderá ser visitada até 23 de fevereiro.

Sobre Iara Freiberg: Iara Freiberg é argentino-brasileira nascida em São Paulo, em 1977. É formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Desde 2002, participa de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil. Participou de iniciativas independentes como o projeto Cartograffiti, de intervenções no espaço público (Edital Arte na Cidade, Prefeitura de SP, 2012); a exposição O desvio é o alvo, numa casa desocupada no bairro Jardim Paulista (São Paulo, 2011); e o projeto Lord Palace Hotel (2004), num hotel desativado no centro de São Paulo. Em 2011, foi convidada a participar do projeto Cruces, residência artística na cidade de Montevidéu, Uruguai. Em 2013, Iara desenvolveu uma obra no espaço público para a cidade de Toronto, Canadá, por encomenda do Koffler Center of the Arts, e participou da residência artística Bag Factory, em Johanesburgo, África do Sul.

Exposição: Nenhum lugar
De 19 de janeiro a 23 de fevereiro | Segunda a quinta, das 10h às 18h; de sexta a domingo, 15h às 21h

Gratuita

Leitura de portfólios: 5 e 6 de fevereiro
Workshop: 15 e 16 de fevereiro
Mesa-redonda e lançamento do catálogo: 19 de fevereiro
Informações e inscrições: nenhumlugar.funartesp@gmail.com

Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662 5177