Início do conteúdo
Notícias Helena Trindade apresenta instalação artística em vídeo premiada pela Funarte

Funarte Notícias

Publicado em 7 de maio de 2021

Helena Trindade apresenta instalação artística em vídeo premiada pela Funarte

'Tudo é Letra' conquistou primeiro lugar na categoria de Artes Visuais do Prêmio RespirArte

Helena Trindade apresenta instalação artística em vídeo premiada pela Funarte Trecho do vídeo “Tudo é letra”, de Helena Trindade

A instalação em vídeo Tudo é letra, da artista visual Helena Trindade, está disponível gratuitamente no canal da artista no YouTube. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte RespirArte, em primeiro lugar na categoria Artes Visuais, com nota máxima. O trabalho tem elementos de diferentes linguagens, como a escultura e a gravura, e aborda a história colonial brasileira.

O vídeo é dividido em quatro movimentos: Astrolábio; Letras & Seres; Brasões; e Rastros & Flechas. A artista explica a obra: “Por meio de uma narrativa que não se propõe a ser evolutiva nem hierárquica, excertos de um livro da colonização portuguesa no Brasil são apropriados e modificados. Eles dialogam com peças de máquinas de escrever antigas que se reconfiguram ora em alfabetos inventados, ora em híbridos mecânico-orgânicos: as Traças, as Baratas, os Vírus, a Música e a Dança.”

Em Tudo é letra, obras criadas em outros momentos da trajetória de Helena Trindade interagem com trabalhos inéditos. O fio condutor é a longa pesquisa da artista na área visual. A autora atua nesse campo artístico desde os anos 1990, com instalações, esculturas, objetos, vídeos, fotografias, desenhos, gravuras e performances. Entre suas exposições individuais mais recentes, está A letra é a traça da letra, realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, Capital, e no Paço Imperial, no Rio de Janeiro (RJ), em 2018.

Alguns dos projetos da artista foram apoiados por instituições como: Fundação Nacional de Artes – Funarte, Oi Futuro Centro de Arte e Tecnologia, Centro de Arte Helio Oiticica, Sesc e Centro Cultural São Paulo. Trindade também já foi convidada a expor na Universidade da Cidade de New York (EUA), na Universidade de Coimbra (Portugal), na Universidade do Havaí (estado Norte-Americano), na Fundação Portuguesa das Comunicações de Lisboa (PT) e na Escola de Arte de Avignon (cidade francesa).

Confira o vídeo abaixo

 

Helena Trindade

Instalação

Tudo é Letra

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte RespirArte

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Vídeo disponível também aqui, neste link