Início do conteúdo
Notícias Funarte e UFRJ lançam Festival Arte de Toda Gente

Funarte Notícias

Publicado em 19 de julho de 2021

Funarte e UFRJ lançam Festival Arte de Toda Gente

Oficinas, mostras e apresentações, com professores e artistas de todo o Brasil, vão reunir projetos realizados em parceria pelas duas instituições

Funarte e UFRJ lançam Festival Arte de Toda Gente Da esq. p. a dir., acima e abaixo. nas colunas: Hugo Pilger, Lucas Ciavatta, Juliana Melleiro, Pedro Bittencourt, Marco Catto, Crismarie Hackemberg, Mestre Pirulito, Bianca. Imagem: Assessoria Programa Arte de Toda Gente. Fotos: divulgação

Ações do Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sinos, reunidas no evento, têm foco na democratização da cultura, com capacitação e acessibilidade para as várias formas de arte produzidas no Brasil

Começa no dia 21 de julho, quarta-feira, o Festival Arte de Toda Gente. Nele, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão reunir dezenas de professores, artistas e especialistas das mais diversas vertentes da economia criativa e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas. Transmitido gratuitamente pela internet, o festival se desenvolverá ao longo dos próximos meses.

Pela primeira vez, estão combinadas, e de forma complementar, em um só evento, ações que compõem as iniciativas do programa Arte de Toda Gente, realizado em parceria pelas duas instituições: os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Os três projetos contam com a curadoria da Escola de Música da UFRJ.

O Festival se inicia com uma série de oficinas gratuitas. Algumas delas têm acesso livre; outras, limitação do número de participantes – para estas, serão necessárias inscrições prévias on-line pelo site www.artedetodagente.com.br e por outros links (abaixo). As primeiras atividades integram a Academia Virtual Sinos. Nela são disponibilizadas oficinas ao vivo de diversos instrumentos, para integrantes de orquestras de projetos sociais, com professores de uma das linhas de ação do Sinos, o Projeto Espiral. Entre os instrutores estão Moisés Pena (oboé), Fausto Borém (contrabaixo), Pedro Bittencourt (saxofone), Aloysio Fagerlande (fagote), Pedro Moita (percussão), Marco Damm (violino), Hugo Pilger (violoncelo) e Marco Catto (viola).

O canto coral é o assunto de outro curso, este destinado a regentes e professores. Eles abordarão temas como Preparo vocal para coro infantil; Canto coral e percussão corporal; Arranjo vocal; e Musicalização e inclusão no canto coletivo – todas a cargo de professores participantes do Um Novo Olhar. Já o brasileiríssimo maracatu é o tema de um workshop do Bossa Criativa. O trabalho terá Asidezio Santana, o famoso Mestre Pirulito, como professor, em dez lições semanais.

Nos meses seguintes, o Festival Arte de Toda Gente contará com uma série de apresentações e mostras. Algumas delas têm como atrações artistas e grupos de nove municípios, nos quais se localizam pontos do patrimônio cultural brasileiro – Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (RJ), São Cristóvão (Sergipe); São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul).

Na agenda estão previstas atividades ligadas a áreas como: poesia, fotografia, teatro, música, dança, artes plásticas, moda, gastronomia e economia criativa. Elas serão desenvolvidas em conjunto com as secretarias de cultura, entidades e promotores de cada uma dessas localidades. Poderão contar, também, com artistas e profissionais com deficiência – a exemplo da mostra de poesia, do Bossa Criativa, que incluirá poetas surdos.

O Festival Arte de Toda Gente é um evento dinâmico que, por sua abrangência, espírito democrático e interativo poderá ter acréscimos em sua programação ao longo dos próximos meses. Ela estará disponível no site  www.artedetodagente.com.br.

Arte de Toda Gente: projetos da parceria Funarte-UFRJ

O programa Arte de Toda Gente envolve três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria entre a Funarte e a UFRJ, e lançadas em 2020. Devido à pandemia de covid 19, inicialmente todos os eventos  têm sido desenvolvidos exclusivamente em ambiente virtual. Mas o plano é, logo que possível, incluir ações presenciais, em todas as cinco regiões do País.

Os projetos

O Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de variadas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O alvo é democratizar a cultura e sua diversidade e difundir todas as artes, de modo inclusivo. Entre as atividades estão shows curtos, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de vários estados brasileiros.

Já o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), é formado por uma rede com dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático de apoio, partituras e publicações. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o País.

O terceiro projeto é o Um Novo Olhar (UNO), cujo propósito é facilitar a inclusão e a acessibilidade a crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e “videopodcasts” (“vodcasts”) sobre arte e acessibilidade; a promoção de “lives”, encontros e seminários virtuais; e com uma série de publicações – que incluem a produção, sob encomenda, de versões e partituras originais de compositores brasileiros, especialmente formatadas para corais. A iniciativa tem também como objetivo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

O canal de vídeo Arte de Toda Gente

Toda a produção em vídeo dos projetos do programa Arte de Toda Gente está disponível no canal www.youtube.com/artedetodagente, no qual é possível assistir a programação já lançada para as três iniciativas.

Também no rádio

No ar todas as sextas-feiras às 14h, na Rádio UFRJ, com reprise às 19h, o programa Arte de Toda Gente tem a meta de divulgar as atividades dos projetos Bossa Criativa, Sinos e Um Novo olhar. A atração traz, ainda, apresentações e comentários sobre as diversas ações envolvidas. Ela fica também disponível como “podcast”, no site www.artedetodagente.com.br e na plataforma Spotify.

Festival Arte de Toda Gente

A partir de quarta-feira, 21 de julho de 2021

Transmissão com acesso pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (youtube.com/artedetodagente), e também em plataformas restritas, mediante inscrição prévia.

Acesso gratuito

Inscrições – Para as oficinas com limitação de participantes, as inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio dos links abaixo

Academia Sinos

Um Novo Olhar – Canto Coral

www.artedetodagente.com.br

Programa Arte de Toda Gente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto (acima)

Informações sobre os programas da Funarte: www.funarte.gov.br