Início do conteúdo
Notícias Funarte disponibiliza vídeo do projeto ‘Onças do Pantanal’, gravado na Galeria Mario Schenberg, em São Paulo

Funarte Notícias

Publicado em 7 de abril de 2021

Funarte disponibiliza vídeo do projeto ‘Onças do Pantanal’, gravado na Galeria Mario Schenberg, em São Paulo

Documentário da artista visual Tammy Aires traz pinturas de sua autoria, que retratam incêndio ocorrido no ecossistema

Funarte disponibiliza vídeo do projeto ‘Onças do Pantanal’, gravado na Galeria Mario Schenberg, em São Paulo Artista visual e performer Tammy Aires – Foto: divulgação

A Fundação Nacional de Artes disponibiliza o documentário Onças do Pantanal, da artista visual e performer Tammy Aires, gravado na Galeria Mario Schenberg, no Complexo Cultural Funarte SP. No projeto, Aires fala sobre o processo de criação da série de pinturas de sua autoria, realizada após o incêndio no pantanal – bioma localizado na Região Centro-Oeste do Brasil –, em 2020.

Sensibilizada pelos ferimentos sofridos pelas onças pintadas e outros animais do local, na ocasião, a artista expressou sua indignação com o ocorrido na série Onças do Pantanal. O trabalho foi contemplado no concurso Um Desenho, uma História, patrocinado por duas empresas privadas.

O valor arrecadado com a venda das nove peças da série foi doado à ONG Instituto NEX – No Extinction (“Não Extinção), para o tratamento das onças feridas. Depois de reabilitados, os bichos são devolvidos à natureza ou, no caso de apresentarem de ferimentos muito graves e incapacitantes, são adotados pelo instituto.

Sobre a artista

Tammy Aires é artista visual, performer e publicitária. É graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (FCL), em São Paulo (2006) e em em Artes do Corpo, pela University of Choreosophy (Universidade de Coreosofia), na Espanha (2019). Fez residência artística no Ateliê Alex Vallauri, realizado na Funarte SP (2019-2020). Integra a rede internacional de artistas Danza Duende e o coletivo Roteiro de Ateliês. É proprietária da companhia DANCink. Atualmente, desenvolve o projeto da multiplataforma Domadora de Felinos Grandes, que engloba espetáculos, oficinas, exposições de pintura, instalações e obras audiovisuais para internet.

O documentário Onças do Pantanal, de Tammy Aires, foi gravado na Galeria Mario Schenberg, na Funarte SP, e pode ser acessado abaixo:

Com informações da Funarte SP e do site da artista