Início do conteúdo
Notícias Em formato de websérie, exposição reúne artistas do Vale do Aço (MG)

Funarte Notícias

Publicado em 25 de maio de 2021

Em formato de websérie, exposição reúne artistas do Vale do Aço (MG)

Mostra 'Essas Mulheres' integra projeto contemplado pela Funarte

Em formato de websérie, exposição reúne artistas do Vale do Aço (MG) Detalhe de obra da artista Kamila Oliveira (@aperamnobrasil)

Integrante de um projeto contemplado com o Prêmio Funarte Descentrarte, a exposição Essas Mulheres, realizada pela Fundação Aperam Acesita, tem novo formato em 2021. A mostra é disponibilizada on-line, gratuitamente, em uma websérie de quatro episódios. Ela reúne obras de mulheres artistas, do Vale do Aço (MG). O material está disponível no canal da Aperam no YouTube.

O projeto Fomento à Cultura, Cultivando a Arte, premiado com o Descentrarte, previa duas exibições, que precisaram ser remodeladas, devido à pandemia de covid 19. Em 2020, a mostra foi montada no Centro Cultural da região, mas não pode ser aberta ao público, por causa das medidas sanitárias. Foi, então, disponibilizado um “tour” da mostra em vídeo. Para este ano, a exposição foi planejada para a realização totalmente virtual. A série de vídeos na web apresenta as obras e as 18 artistas que as assinam.

O objetivo do projeto é “democratizar o acesso à arte e à cultura na cidade de Timóteo” (município da Região Metropolitana do Vale do Aço, no interior de Minas Gerais), “além de proporcionar o reconhecimento e a valorização dos artistas plásticos da região” – diz a apresentação do projeto.

Algumas das técnicas apresentadas no conjunto são: escultura em aço inox, pintura e bordado. Nos vídeos, as criadoras revelam um pouco sobre seus modos de ver a arte; e enfatizam a atuação da mulher no fazer artístico. Entre os trabalhos em exibição está Gueixa e Pétalas, em óleo sobre tela, de Patrícia Boechat.

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, comenta sobre a mostra on-line: “Trazer nossas atividades culturais para a internet ainda é um desafio, mas, ao mesmo tempo, o ambiente virtual é um aliado, por ampliar potencialmente o alcance da nossa programação, como essa mostra dedicada a fortalecer a representatividade das mulheres do Vale do Aço”.

Para Vitorino, a parceria com a Funarte foi fundamental para a manutenção das ações de cultura desenvolvidas pela Aperam: “Por meio do Prêmio Funarte, foi possível viabilizar novas formas de trabalho no setor cultural, promovendo nossos artistas e desenvolvendo atividades nesse segmento que foi amplamente impactado na pandemia”, destaca.

Confira o primeiro episódio da websérie:

Os demais episódios estão disponíveis aqui, neste link.

Websérie de quatro episódios

Essas Mulheres

Mostra artística do projeto Fomento à Cultura, Cultivando a Arte

Realização: Fundação Aperam Acesita

Projeto contemplado Com o Prêmio Funarte Descentrarte

Com informações do Centro de Artes Visuais – Funarte