Início do conteúdo
Notícias Ceará: exposições on-line celebram 50 anos da Fundação Edson Queiroz

Funarte Notícias

Publicado em 30 de março de 2021

Ceará: exposições on-line celebram 50 anos da Fundação Edson Queiroz

A coletiva '50 Duetos' e a individual 'Águas de Março', de Sérgio Helle, reúnem mais de cem obras

Ceará: exposições on-line celebram 50 anos da Fundação Edson Queiroz Foto: Aires Soares – Site da Unifor

O Espaço Cultural Unifor, da Universidade de Fortaleza, apresenta duas exposições, com acesso on-line, para celebrar os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ), instituição gestora da Unifor. Obras períodos, estilos e técnicas e de vários artistas estão na coletiva 50 Duetos, aberta a visitação virtual a partir do dia 23 de março. Já a individual Águas de Março, do cearense Sérgio Helle tem estreia marcada para dia 30, terça-feira.

Com os eventos, a FEQ intenciona marcar “meio século de história guiado pelos caminhos da educação, da pesquisa e da arte”. As duas exibições reúnem 150 obras. É possível acessar as duas pelas mídias sociais YouTube, Instagram e Facebook da Unifor.

Com curadoria de Denise Mattar, a mostra 50 Duetos é composta por cem peças de diferentes artistas, períodos e técnicas, dispostas aos pares. Elas também foram selecionadas para provocar uma experiência lúdica e a reflexão de diversas questões relacionadas aos seus temas, também “revelando a essência” das criações – explica a Unifor. Já Águas de Março, a maior individual de Sérgio Helle, tem curadoria de Izabel Gurgel. A exposição agrupa pinturas com instalações, feitas por meio de métodos variados, e infogravuras (sobre papel, sobre tecido e sobre pedra cariri). Retrata os “ciclos de vida-morte-vida da natureza” de Sérgio Helle – como nas séries Resurgentis e “Paradisus”, que fazem parte do conjunto. Está programada uma transmissão sobre essa mostra, no dia 23, quarta-feira, às 19h.

Mais informações nos links abaixo (do site da Unifor).

Cinquenta anos da Fundação Edson Queiroz

Exposição 50 Duetos

Exposição Águas de Março

Texto: Marcelo Mavignier
Funarte

Com informações do site da Unifor e do jornal Diário do Nordeste