Início do conteúdo
Notícias “Preto&Branco Colorido” em Fortaleza

Funarte Notícias

Publicado em 27 de junho de 2012

“Preto&Branco Colorido” em Fortaleza

A Companhia Flutuante, de São Paulo, encontra o Grupo Acidum, de Fortaleza, na capital cearense, para realizar um intercâmbio artístico inter-regional.

“Preto&Branco Colorido” em Fortaleza

Entre os dias 1º e 10 de julho, a Companhia Flutuante visita, pela primeira vez, a cidade de Fortaleza, para realizar o projeto Preto&Branco Colorido. Contemplado pela 8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto envolve uma residência artística com o Grupo Acidum e o artista Diogo Braga, que resultará em uma intervenção urbana, um vídeo documentário do projeto e a apresentação da performance Fluxos em Preto e Branco .

O ponto de partida para a residência colaborativa surgiu de interesses artísticos comuns, localizados nos trabalhos Fluxos em Preto e Branco, da Companhia Flutuante (SP), e CicloCOR, do Grupo Acidum (CE).  O projeto pretende unir as inquietações e as pesquisas de linguagem dos artistas envolvidos, para criação de uma intervenção urbana como finalização da residência, que será sediada no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção.

No dia 3 de julho, a performance Fluxos em Preto e Branco, de linguagem híbrida entre artes visuais e dança, será apresentada às 20h, no Alpendre, com entrada gratuita. Fluxos em Preto e Branco é resultado da interação das materialidades do corpo em movimento, da tinta nanquim, do papel, dos instrumentos e das sonoridades criadas ao vivo por sete artistas da Companhia Flutuante. A performance parte do entendimento de que o papel, repousado sobre o chão, configura um campo de ação comum às linguagens da dança e das artes visuais.

Sobre a residência:

Preto&Branco Colorido propõe a criação de um ambiente de encontro, de trocas e de confrontos produtivos, a fim de descobrir afinidades artísticas, estratégias de sobrevivência criativa e de uma ação urbana efetiva, através da realização de experiências estéticas em espaços públicos e intermediários, na cidade de Fortaleza.

O processo de criação se dará à luz do compartilhamento de procedimentos e interesses artísticos, reconhecimento de singularidades, convergências e divergências, pontos de contato e de aproximação de um fazer artístico coletivo e horizontal, através de mecanismos democráticos e de linguagens híbridas como a performance, o vídeo, a fotografia, tendo o corpo como ponto de conexão e mediação.

No dia 9 de julho às 19h, no Alpendre, haverá uma conversa pública, mediada por Liliane Luz, abordando os procedimentos e os desdobramentos criativos oriundos da residência artística, com a presença de todos os artistas e colaboradores do projeto.

Serviço:
Fluxos em Preto e Branco

Performance
3 de julho, às 20h.
Alpendre – Casa de Arte
Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema – Fortaleza (CE)
Duração: 60min
Classificação: livre

Residência artística
De 2 a 7 de julho, das 9h às 13h.
Alpendre – Casa de Arte
Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema – Fortaleza (CE)
www.alpendre.org.br

Preto&Branco Colorido
Intervenção urbana
8 de julho
*Hora e local a serem definidos durante a residência e divulgados no sítio.
www.companhiaflutuante.com

Conversa Pública
9 de julho, às 19h.
Alpendre – Casa de Arte
Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema – Fortaleza (CE)
Duração: 90min
Aberta ao público.

Sobre as companhias:

Companhia Flutuante
Fundada por Letícia Sekito, também sua diretora artística, a Companhia Flutuante incorpora diferentes linguagens e estabelece parcerias com profissionais de diversas áreas na concepção e execução das suas realizações. Também se interessa pelo hibridismo cultural e se inspira em elementos estéticos japoneses. O corpo, o prazer, a fruição do momento e a imaginação ocupam espaço significativo nas suas reflexões e produções artísticas a serem compartilhadas em escala cultural mais abrangente.
companhiaflutuante.com

Grupo Acidum
Agrega várias linguagens, com ações que vão de oficinas à grafitagens coletivas, passando por exposições em museus e galerias, virais na internet e a publicação do livro Entregue as Moscas, um histórico dos seus cinco anos de existência. Com parceiros, entre mestres e aprendizes, o grupo se deleita em explosões multicoloridas pelas ruas das cidades. 
grupoacidum.blogspot.com

Projeto contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais