Início do conteúdo
Notícias Sistema Nacional de Orquestras Sociais lança sua revista

Funarte Notícias

Publicado em 16 de dezembro de 2020

Sistema Nacional de Orquestras Sociais lança sua revista

Sistema Nacional de Orquestras Sociais lança sua revista Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos: foto divulgação

Será lançada na próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro, a primeira edição da Revista Sinos. Com periodicidade anual e circulação virtual em formato eletrônico, o periódico poderá ser acessado através do site do projeto – www.sinos.art.br. A publicação faz parte do conjunto de ações do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, lançado em julho deste ano e que tem como objetivo fomentar e apoiar os projetos de educação musical que adotam o ensino coletivo de instrumentos e formam orquestras.

O Sinos é fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de sua Escola de Música. O projeto é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais; durante o segundo semestre de 2020 e também por todo o ano de 2021. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o Brasil, oferecendo apoio pedagógico, teórico e prático ao trabalho dessas organizações sociais e instituições.

Nesse sentido, faz parte do conjunto de ações do projeto a publicação de cadernos pedagógicos, apostilas, partituras e de um periódico – a Revista Sinos. Com periodicidade anual, ela tem como pauta o universo das orquestras do Brasil, tanto profissionais quanto acadêmicas, incluindo as integrantes de projetos sociais.

Nesta primeira edição, a Revista Sinos traz artigos do maestro André Cardoso (coordenador do Sinos e editor da publicação), Diomar Silveira (Instituto Cultural Filarmônica), Ana Flávia Cabral Souza Leite (Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) e Simone Santos (Projeto Espiral do Sinos), além de matérias sobre diferentes projetos sociais brasileiros e de uma entrevista com o Maestro Marlos Nobre

“Com a publicação da revista, a ação editorial do Sinos ganha corpo e se junta à publicação de partituras e textos pedagógicos voltados aos alunos e profissionais das orquestras brasileiras”, escreve André Cardoso, no editorial da revista. “A publicação contribui assim para que o Sinos seja uma realidade perene em nosso ambiente cultural, sem descontinuidade, para que cumpra sua missão ao longo do tempo e beneficie diferentes gerações de brasileiros”, conclui.

Lançamento da Revista Sinos
18 de dezembro

Disponível a partir dessa data no site do projeto, www.sinos.art.br, na área de publicações

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre outros projetos da Funarte: www.funarte.gov.br