Início do conteúdo
Notícias Prêmios Nacionais de Cultura da Universidade de Antioquia: inscrições até 30 de junho

Funarte Notícias

Publicado em 23 de abril de 2021

Prêmios Nacionais de Cultura da Universidade de Antioquia: inscrições até 30 de junho

Projetos de estrangeiros são aceitos na categoria de contos do concurso colombiano

Prêmios Nacionais de Cultura da Universidade de Antioquia: inscrições até 30 de junho Imagem da Universidade de Antioquia, na Colômbia. Foto: @universidaddeantioquia

A 53ª edição dos Prêmios Nacionais de Cultura da Universidade de Antioquia, localizada em Medellín, na Colômbia, está com inscrições abertas até dia 30 de junho. A premiação tem como objetivo promover o reconhecimento da criação e da gestão nas artes e na cultura, por meio de bolsas e prêmios.

Com bolsas em pesos colombianos, o concurso engloba quatro categorias: Prêmio Nacional de Criação Audiovisual, modalidade Curta-metragem; Prêmio Nacional de Artes Cênicas, modalidade Performance e Artes Vivas; Prêmio Nacional de Pesquisa e Gestão Cultural, modalidade Gestão Cultural; e o Prêmio Internacional de Contos Universidade de Antioquia.

Na categoria de contos, são aceitas inscrições de pessoas de todas as nacionalidades, residentes em qualquer parte do mundo. A principal condição é que o projeto seja escrito em castelhano, ou em línguas ancestrais do continente americano traduzidas para o espanhol (com formato bilíngue). Nas outras três categorias, podem se inscrever colombianos residentes no exterior e estrangeiros que residem na Colômbia.

A verificação dos requisitos de participação será realizada entre os dias 2 e 16 de julho. A publicação dos resultados sobre essa primeira fase será feita em 19 de julho. Entre 20 de julho e 14 de setembro, serão realizadas análises dos jurados, para todas as categorias. A lista de finalistas será divulgada dia 15 de setembro. Haverá uma cerimônia para entrega dos prêmios, em 14 de outubro.

1º Prêmio Internacional de Contos Universidade de Antioquia

A instituição colombiana informou que convoca a participar do 1º Prêmio Internacional de Contos Universidade de Antioquia escritores de qualquer nacionalidade, que se utilizem da “multiplicidade de manifestações e recursos da narrativa breve para abordar temáticas, estéticas e diferentes culturas”. Os candidatos devem enviar a obra em espanhol, de forma anônima, com pelo menos cinco contos de temática livre, inéditos e que não tenham sido premiados; nem obtido menções em outros concursos; e nem estejam concorrendo simultaneamente em outras convocatórias.

53º Premios Nacionales de Cultura 2021 Universidad de Antioquia

Inscrições até 30 de junho

Mais informações sobre os prêmios podem ser obtidas pelo e-mail premioscultura@udea.edu.co ou nos seguintes links (com conteúdo em espanhol):

Confira aqui o Manual dos Prêmios

Acesse a página eletrônica dos concursos


Veja aqui informações específicas sobre o 1° Prêmio Internacional de Contos