Início do conteúdo
Notícias Palestra aborda inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema

Funarte Notícias

Publicado em 18 de maio de 2021

Palestra aborda inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema

Projeto Alumiar é o tema do evento on-line, realizado pela Funarte e pela UFRJ

Palestra aborda inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema Foto: site umnovoolhar.art.br

O Um Novo Olhar (UNO), iniciativa que promove a inclusão de pessoas com deficiências, por meio da qualificação de educadores e regentes para coros, disponibiliza um novo vídeo, no dia 19 de maio, quarta-feira, às 17h. Ele traz a palestra “Sessão Alumiar: A inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema”, que apresenta o projeto da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), no Recife (PE), o Alumiar. O Um Novo Olhar é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da Escola de Música desta instituição.

A palestra, com o produtor Túlio Rodrigues, responsável pela Sessão Alumiar, será transmitida pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, e permanecerá disponível nele, e também no site www.umnovoolhar.art.br. O Um Novo Olhar integra o Programa Arte de Toda Gente, que reúne ações em parceria entre a Funarte e a UFRJ.

“Luz, câmera, inclusão”

É com esse título que o Arte de Toda Gente apresenta as experiências desenvolvidas no Projeto Lumiar de Cinema Acessível. Ele “tornou acessíveis produções brasileiras e as exibiu, de forma gratuita, nas salas do Cinema da Fundação, contribuindo assim para a formação de um novo público para o cinema nacional”, informa a produção do UNO. A partir de questionamentos a respeito da inclusão de pessoas com deficiência em espaços culturais, o projeto adotou diversas estratégias para, além de tornar filmes acessíveis, criar também um diálogo com o público-alvo e gerar uma aderência das pessoas com deficiência às sessões de cinema acessível”, complementam os realizadores.

O palestrante

Túlio Rodrigues é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB). Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele é chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Qualificado em audiodescrição, também exerce a função, bem como a de produtor de acessibilidade cultural. É o produtor do Projeto Alumiar de Cinema Acessível e do VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife.

O projeto Um Novo Olhar (UNO)

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de educadores e de regentes para coro. Com a exibição on-line de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

No Programa Arte de Toda Gente a Funarte e a UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, reúne ao UNO mais dois conjuntos de ações: o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Mais informações nos sites: www.artedetodagente.art.br, www.umnovoolhar.art.br, www.sinos.art.br e www.bossacriativa.art.br.

Projeto Um Novo Olhar (UNO)

Palestra em vídeo

Sessão Alumiar: A inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema

Com Túlio Rodrigues

19 de maio de 2021, às 17h no site www.umnovoolhar.art.br

Após o lançamento, o material continua disponível, no site e no Canal Arte de Toda Gente, no Youtube

O UNO integra o Programa Arte de Toda Gente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Outras atividades e mais informações disponíveis nos sites do projetos (acima)

Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente