Início do conteúdo
Notícias Funarte relembra Dominguinhos e Nara Leão no Projeto Pixinguinha

Funarte Notícias

Publicado em 12 de fevereiro de 2021

Funarte relembra Dominguinhos e Nara Leão no Projeto Pixinguinha

Sanfoneiro e compositor, que teria completado 80 anos no dia 12 de fevereiro, participou de show com a cantora e o

Funarte relembra Dominguinhos e Nara Leão no Projeto Pixinguinha

O saudoso cantor, sanfoneiro e compositor Dominguinhos, que nos deixou no ano de 2013, teria completado 80 anos na última quinta-feira, 12 de fevereiro. Por isso, nada melhor que relembrar passagens marcantes da parceria dele com a Fundação Nacional de Artes. Um desses momentos foi eternizado no acervo do Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) – Funarte: o show Dominguinhos e Nara Leão, em 1978, no Projeto Pixinguinha – série de turnês musicais da instituição, de grande sucesso, sempre relembrada.

Em pesquisa sobre o acervo do Pixinguinha a Fundação, no Projeto Brasil Memória das Artes, reportou o encontro entre os artistas. Ele também revelou novos talentos do choro. Um deles era o violonista Raphael Rabello. Na época adolescente, ele integrava o conjunto Os Carioquinhas, que acompanhou a temporada do sanfoneiro e da intérprete. Na turnê, eles apresentaram vários dos seus sucessos.

Acesse abaixo links para o artigo sobre o assunto, do pesquisador Pedro Paulo Malta, e, ainda, a galeria de áudios. Nele também se pode ouvir o repertório completo de Nara Leão e Dominguinhos, nesse show antológico, além do choro 1×0 (pelo conjunto Os Carioquinhas). O material é parte do acervo do Cedoc – Funarte. Abaixo, acesse ainda os links para o Catálogo On-line do Centro de Documentação e Pesquisa, com as referências aos documentos de acervo sobre o artista.

Nara, Dominguinhos e um time de jovens chorões no Projeto Pixinguinha de 1978

Acesse abaixo os links para o Catálogo On-line do Cedoc – Funarte, com as referências aos documentos de acervo sobre o artista

Acesse abaixo referências aos dossiês de impressos

Acesso 1

Acesso 2

 

Acesse aqui as referências do dossiê de fotografias

Acesse aqui a referência à fita de gravador de rolo

Mais informações: cedoc@funarte.gov.br

Texto: Marcelo Mavignier
Pesquisa: Cedoc

Funarte

Com informações do Projeto Brasil Memória das Artes – Funarte – artigo de Pedro Paulo Malta