Início do conteúdo
Notícias Funarte e UFRJ trazem ‘Ensino de Teatro para Surdos’ e séries ‘Empreendedorismo em música’, ‘Personagens do Choro’, “Repertório para Coro Infantil’, e Concertos Sinos

Funarte Notícias

Publicado em 3 de maio de 2021

Funarte e UFRJ trazem ‘Ensino de Teatro para Surdos’ e séries ‘Empreendedorismo em música’, ‘Personagens do Choro’, “Repertório para Coro Infantil’, e Concertos Sinos

Confira os destaques da semana

Funarte e UFRJ trazem ‘Ensino de Teatro para Surdos’ e séries ‘Empreendedorismo em música’, ‘Personagens do Choro’, “Repertório para Coro Infantil’, e Concertos Sinos Arte de Toda Gente: Foto divulgação

Programa Arte de Toda Gente apresenta novas atrações

Um personagem pouco conhecido do choro, uma série sobre como montar um repertório para corais infantis e a estreia da nova série Concerto Sinos são destaques da programação do programa Arte de Toda Gente para esta semana, de 3 a 7 de maio. A Iniciativa, fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é composta por três projetos: o Bossa Criativa, o Sistema de Orquestras Sociais (Sinos) e o Um Novo Olhar (UNO). A curadoria é da Escola de Música da UFRJ.

No Bossa Criativa, nesta segunda-feira, dia 3, foi liberado o módulo nº 10 da Oficina Empreendedorismo em Música, com o professor Eduardo Pereira. O tema agora é: Os Impactos da Pandemia no Setor do Entretenimento e o Mundo Pós-Pandemia. Na terça, às 10h, estreia o sexto vídeo do módulo Personagens do Choro da série Casa do Choro. Nesta aula, a cavaquinista e professora Luciana Rabello fala sobre Mário Álvares, um músico virtuose do cavaquinho e, também, um compositor de obra tão rica quanto desconhecida. A instrumentista falará sobre o impacto da atuação de Mário junto a outros criadores extraordinários, como Anacleto de Madeiros, Pixinguinha – de quem foi professor – e Donga. Confira abaixo os canais de acesso aos vídeos.

No projeto Um Novo Olhar (UNO), começaram a ser postados na segunda-feira (3), os vídeos da oficina Repertório para Coro Infantil, com a professora Maria José Chevitarese. Além das explicações da educadora, há também exemplos práticos, com a participação de cantores, como Carolina Morel e Sarah Salotto, entre outros; e dos pianistas Claudia Feitosa e Hector Coutinho. Há, ainda, registros de apresentações do Coral Infantil da UFRJ, do qual Maria José é diretora. A série tem como proposta trazer um panorama bastante amplo sobre o repertório brasileiro e estrangeiro para coral infantil, incluindo músicas a capela; execuções acompanhadas por instrumentos; e óperas. Serão também abordados aspectos básicos a serem considerados para a escolha de repertório coral, além de dinâmicas de ensaio.

Também no Um Novo Olhar, no dia 5, quarta-feira, às 17h, será veiculada a palestra “Ensino de teatro para surdos: relatório de experiência” com Dinalva Andrade Martins. Parte do conteúdo foi apresentado durante o VIII Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC. A palestra estará disponível tanto no site do projeto (abaixo) quanto no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Dinalva é especialista em Ensino e Interpretação de Libras e Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Confira abaixo os canais de acesso ao conteúdo.

Já no Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), no dia 4, terça-feira, às 10h, começam a ser postadas as vide-oficinas do professor catarinense Carlos Alberto Vieira, no Curso Pedagogia das Cordas (Ensino Coletivo) e, no dia 7/5, sexta-feira, estreia a segunda temporada dos “Concertos Sinos”. A primeira apresentação desse bloco traz a Orquestra de Cordas da Funffec que, com regência de Leandro Oliveira, interpreta obras de Danilo Guanais (Rio Grande do Norte), Ernani Aguiar e Antônio Carlos Borges-Cunha – todas elas compostas especialmente para o Repertório Sinos.

Criada em 2013, a partir dos resultados obtidos por meio do Curso de Cordas Friccionadas da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), do Município de Luís Gomes (RN), a Orquestra de Cordas da Funffec (OFC) é formada por adolescentes e jovens da comunidade da cidade. Segundo a Escola de Música da UFRJ, a Orquestra desenvolve um importante trabalho de educação musical e de formação de plateias e de músicos. Desde a sua criação, o grupo promove concertos originais, trazendo da música erudita e Armorial a sucessos tradicionais da música popular. Confira abaixo os canais de acesso ao material.

 

Programa Arte de Toda Gente

Projeto Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

Projeto Um Novo Olhar: www.umnovoolhar.art.br

Sistema Nacional de Orquestras Sociais: www.sinos.art.br

Canal de vídeo Arte de Toda a Gente: www.youtube.com/artedetodagente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis nos sites dos projetos.

Informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br