Início do conteúdo
Notícias Funarte e UFRJ lançam o programa de rádio ‘Arte de Toda Gente’

Funarte Notícias

Publicado em 28 de maio de 2021

Funarte e UFRJ lançam o programa de rádio ‘Arte de Toda Gente’

Atração divulga os projetos realizados por meio de parceria entre as duas instituições

Funarte e UFRJ lançam o programa de rádio ‘Arte de Toda Gente’ Fotos: Banco de imagens. Ron Porter e Pixabay

No dia 28 de maio, sexta-feira, às 14h, foi transmitida pela emissora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a estreia do programa de rádio Arte de Toda Gente, que divulga as atividades da iniciativa, de mesmo nome, realizada por meio de parceria entre a Funarte e a instituição de ensino. Uma reprise será apresentada às 19h, na mesma data.

A ideia do programa radiofônico – que tem duração de três a cinco minutos – é proporcionar aos ouvintes um boletim expandido, em formato de “podcast”, veiculado todas as sextas-feiras, às 14h, com reprise às 19h. Nele, são apresentadas e comentadas as diversas ações culturais e pedagógicas dos três projetos, que compõem o conjunto de projetos Arte de Toda Gente: o Bossa Criativa, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e o Um Novo olhar (UNO) – cuja curadoria é da Escola de Música da UFRJ. Nos projetos, são desenvolvidos cursos, shows, concertos, performances, palestras e outros, disponibilizados gratuitamente na internet.

O programa de rádio Arte de Toda Gente pode ser acompanhado com o link https://www.radio.ufrj.br, pelo site http://artedetodagente.com.br e ainda pelas plataformas de “streaming” – já que é distribuído também como “podcast”.
O programa de estreia, inclui um chamado para produtores e gestores de projetos sociais nas áreas de música, patrimônio, artes e acessibilidade para que participem do Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, em andamento, e aberto a participantes de todo o País. A edição também conta com um depoimento do maestro, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e professor da universidade, Marcelo Jardim, coordenador da iniciativa Arte de Toda Gente. Ele fala sobre a importância e os objetivos do levantamento.

A equipe e a rádio

O programa foi criado para a Rádio UFRJ pela coordenadora do Núcleo de Mídias Digitais (NuMiDi), professora Katia Augusta Maciel, em conjunto com Sharon Stefani Rivera Caldeira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (Ppgmc), da Escola de Comunicação da UFRJ. Ela é locutora, produtora de rádio e diretora adjunta administrativa do Núcleo de Rádio e TV da ECO – UFRJ. O trabalho contou com a consultoria do produtor Yke Leon, que atuou por seis anos na Rádio MPB FM; além de ser poeta, jornalista, apresentador e roteirista, mestre em Mídias Criativas pelo PPGMC/UFRJ; e atual Superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A Rádio UFRJ soma, nas plataformas de “streaming”, mais de 83 mil downloads de conteúdos, desde março de 2020, quando iniciou as atividades on-line. Além disso, como destaca a coordenadora Kátia Maciel, o ano de 2019 ficou conhecido como o “ano do podcast” no Brasil e, desde então, o formato tem conquistado usuários, consolidando-se como mídia criativa e informativa de qualidade.

“Com o lançamento do programa/podcast Arte de Toda Gente, estamos incluindo as ações da parceria entre a Funarte e a UFRJ nesse “trend” [nessa tendência] e ampliando o alcance da divulgação dos projetos, aproveitando o que há de mais atual no ciberespaço para dar maior visibilidade às ações da parceria”, explica Kátia Maciel. Ela crê que a atração também vai despertar o interesse do público de várias faixas etárias para a produção de conhecimento da universidade, dando maior visibilidade aos projetos de extensão da parceria da mesma com a Funarte e reafirmando sua importância para a sociedade.

Os projetos do Arte de Toda Gente

O Arte de Toda Gente reúne três projetos. Confira:

O Bossa Criativa é um conjunto de apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão das artes, de modo inclusivo. O site do projeto é: www.bossacriativa.art.br.

Já o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) é direcionado para a capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais; com apoio a projetos sociais de música que contribuem para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. O projeto é composto por cursos, oficinas, concertos e festivais. Inclui, ainda, a produção de material didático de apoio, partituras e publicações. Para saber mais, acesse: www.sinos.art.br.

O projeto Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coros. Fazem parte apresentações on-line de artistas e vídeo “podcasts” (“vodcasts”) sobre arte e acessibilidade, “lives” e encontros e seminários virtuais, além de publicações. O site é: www.umnovoolhar.art.br.

Programa de Rádio Arte de Toda Gente
Estreia: sexta-feira, 28 de maio de 2021, às 14h e 19h, na Rádio
UFRJ: https://www.radio.ufrj.br/

Ficha técnica
Pesquisa, roteiro e produção: Katia Augusta Maciel | Apresentação, edição e produção: Sharon Rivera | Consultoria: Yke Leon | Trilha musical: Elísio Freitas | Sonoplastia: Afonso Cláudio Segundo de Figueiredo

Arte de Toda Gente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura |
Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acesso e mais informações: http://artedetodagente.com.br
Mais vídeos dos projetos da parceria: www.youtube.com/artedetodagente 
Mais informações sobre os projetos: www.bossacriativa.art.br

“Hotsites” dos projetos
www.artedetodagente.art.br
www.sinos.art.br
www.umnovoolhar.art.br

Mais informações sobre essas e outras ações da Funarte
www.funarte.gov.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do Arte de Toda Gente