Início do conteúdo
Notícias Funarte disponibiliza AtoM, base de dados para consulta de arquivos pessoais e coleções do Cedoc

Funarte Notícias

Publicado em 5 de março de 2021

Funarte disponibiliza AtoM, base de dados para consulta de arquivos pessoais e coleções do Cedoc

Plataforma, desenvolvida em parceria com a UFF, reúne acervos de diversas personalidades artísticas

Funarte disponibiliza AtoM, base de dados para consulta de arquivos pessoais e coleções do Cedoc

Já está no ar a base de dados AtoM, da Fundação Nacional de Artes – Funarte que tem por objetivo promover o acesso de arquivos pessoais e coleções de diversas personalidades artísticas, preservados pelo Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc). Desenvolvida em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a fim de difundir esses acervos arquivísticos de natureza privada, relativos às áreas de artes cênicas, artes visuais e música, a plataforma permite navegar pelo conjunto de arquivos e coleções e conhecer sua composição. É possível obter informações sobre doador, data de aquisição, estágio de organização, entre outras.

Por meio do AtoM, os usuários podem acessar, ainda, diferentes níveis de descrição de arquivos e coleçõe existentes no segmento de Arquivos Privados do Cedoc. Também estão disponíveis quadros de arranjo e inventários. A plataforma, que é um software livre, está em fase de implantação e deverá disponibilizar a descrição de todos os cerca de 320 conjuntos documentais, em breve. Mas já é possível explorar alguns deles, como o Arquivo Paschoal Carlos Magno, o Arquivo Família Oduvaldo Vianna, o Arquivo Sergio Britto e o Arquivo Tatiana Leskova, dentre outros.

Atrizes, atores, bailarinas, coreógrafos, críticos teatrais, artistas plásticos, cenógrafos, dramaturgos estão no Atom esperando por você. Acesse: atom.funarte.gov.br Caroline Cantanhede

Textos técnico: Caroline Cantanhede – Cedoc
Edição: Marcelo Mavignier
Funarte